Instituto Formar distribui livreto sobre Educação Financeira

                                            Publicação é dirigida aos aprendizes

 

    O Instituto Formar está distribuindo para os aprendizes, o livreto “FinanceiraMente”, escrito pelo professor voluntário Ricardo de Souza.

    Especialista em finanças e mestrando em Administração pela Unicamp, Ricardo iniciou as aulas de Educação Financeira no Instituto Formar no ano passado. O professor aplicou uma pesquisa com 313 alunos da instituição com o objetivo de detectar as principais dificuldades financeiras dos jovens. “Nesse livreto, trago uma temática com assuntos que estão em voga como ostentação, redes sociais, sonhos, relação com o exibicionismo, consumo e influências”, explicou Ricardo de Souza.

    A pesquisa aplicada em setembro de 2017, demonstrou que a cada 5  jovens, 1 nunca tinham ouvido falar em educação financeira. “Uma das características que eu notei é que quando os aprendizes entravam no mundo do trabalho, o salário deles já estava comprometido com consumo, muitas vezes produtos sem necessidade”, enfatizou o professor.

    Um dos principais objetivos da publicação é trazer a reflexão sobre o tema para que os jovens comecem a pensar mais antes de consumirem. “Existe uma diferença entre a necessidade e o desejo. A partir dessa reflexão, os jovens passam a tomar decisões mais conscientes”, pontuou o professor.

    A pesquisa dirigida aos aprendizes trouxe questões bem diretas como: se há diálogo sobre educação financeira na família; se existem bons exemplos de educação financeira na família; o que significa riqueza; o que são os juros etc. De acordo com Ricardo, o que mais o surpreendeu nos resultados foi a falta de consciência em poupar.

    Para Ricardo, os maiores erros financeiros cometidos mapeados por meio da pesquisa, são o uso do limite do cartão de crédito como se fosse parte do salário, não anotar as despesas, falta de orçamento financeiro e consumo por impulso.

    No livreto, o professor aponta algumas dicas importantes que podem fazer a diferença na vida e saúde financeira de todos.

 

– Se conhecer financeiramente;

– Anotar as despesas;

– Estabelecer metas;

– Analisar o que é desperdício e o que é gasto necessário;

– Viver de acordo com a sua realidade.

 

 

 

Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881)

Telefone: (19) 2534-9503 / 99706-7630

E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br

 

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment