Instituto Formar realiza Café Filosófico no Espaço Viva

Na manhã da última segunda-feira, 18, aprendizes do Instituto Formar conheceram o Espaço Viva com Ciência de Piracicaba. Os jovens aprenderam detalhes da culinária vegetariana, vegana e degustaram pratos feitos somente com ingredientes de origem vegetal. Além disso, alguns aprendizes puderam auxiliar no preparo do almoço que foi servido.

 

O Espaço Viva com Ciência foi inaugurado em 2012, projetado em estilo rústico, com o objetivo de prevalecer o respeito pela natureza, a sintonia com o meio ambiente, com os seres vivos e com todos ao redor.

 

Após uma caminhada pelo local, o idealizador do projeto, Vanderlei Gomes Vieira, comentou sobre o encontro. “Essa é a nossa primeira oportunidade para realizar essa experiência com jovens e mostrar que é possível confraternizar com consciência e corretamente”, afirma.

 

Vegetariano há 19 anos e vegano desde 2017, o mineiro contou para os jovens um pouco da sua história de vida e como todo o espaço foi pensado e planejado, além de esclarecer dúvidas e curiosidades sobre a culinária e o estilo de vida vegano.

 

Para exemplificar, foi servido um pão sete grãos com guacamole feito no local e utilizado somente ingredientes veganos. Após essa pausa saborosa, Vanderlei apresentou o documentário “A carne é fraca” aos aprendizes, para mostrar como é feito o abate dos animais e levar todos a filosofar sobre o assunto.

 

O documentário expõe o lado obscuro da “Indústria da Carne”. Principalmente em relação aos impactos ambientais causados pela agropecuária, que é uma das principais responsáveis pelo desmatamento da floresta amazônica. Já o estilo de vida vegano, possui hábitos sustentáveis e visa consumir somente alimentos que utilizam o mínimo de recursos em seu processo produtivo. Além da questão principal e ética, que é a prática e o respeito aos direitos dos animais.

 

“Conhecimento agora todo mundo tem, o ideal é pensar bem antes de consumir, pois agora irão consumir de forma consciente. Todos nós somos juízes na vida dos animais. Existe um universo fora do mundo do churrasco que sobrevive tão bem quanto, e possui muita energia, paz, harmonia”, conclui Vanderlei após a exibição do vídeo.

 

A experiência para a aprendiz Franciele Rosa, 17 anos, que ajudou no preparo do almoço dos colegas, foi única. “Eu adoro gastronomia e queria muito aprender coisas novas e diferenciadas. Ajudei bastante e vou começar a preparar algumas coisas em minha casa, levar para meus amigos e familiares. Além disso, vou tentar mudar meus hábitos, pois o vídeo abalou e chocou bastante”, afirma.

 

Para finalizar a manhã de aprendizado, os jovens saborearam um cadárpio exclusivo bastante variado e saudável, totalmente elaborado no local e somente com ingredientes de origem vegetal.

 

Cobertura de fotos: https://www.flickr.com/photos/101916412@N07/albums/72157696481736111

 

Assessoria de Imprensa: Thais Campos / Ozonio Imprensa  

Telefone: (19) 2534-9503

E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment