Julho Verde no Instituto Formar

Em comemoração ao Julho Verde, o Instituto Formar de Aprendizagem Profissional promoveu na quarta-feira, 25 de julho, um encontro entre os instrumentistas de sopro da Banda João Romeu Pitolli e convidados especiais da Associação Ilumina. A atividade faz parte da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça, Pescoço e Boca.  
 
Após uma breve apresentação sobre o projeto Ilumina, a médica e fundadora da associação, Adriana Brasil, lançou uma dinâmica para os aprendizes. Divididos em quatro grupos, eles poderiam anotar somente dez palavras ao longo de toda sua apresentação para que pudessem apresentar soluções e ações de conscientização para auxiliar no diagnostico precoce do câncer.
 
“A célula nasce para ser saudável e ter vitalidade, mas alguma coisa acontece no DNA e algo dá errado, essa célula não consegue morrer e se reproduz. Se diagnosticado rapidamente, 90% dos casos de câncer teriam cura. O que devemos fazer para que metade da população não sofra com câncer em 2050?”, provoca a médica. 
 
Mauricio Ribeiro, coordenador de projetos culturais do Instituto Formar e Fabiana Cristina da Conceição, gerente de educação em saúde da Associação Ilumina, eram os juízes, que apontariam o grupo vencedor e com as soluções mais inovadoras e inéditas. Segundo Mauricio, “a temática do câncer de boca é de interesse de toda a população, mas separamos este grupo de músicos para esta atividade pois como eles usam instrumentos de sopro a preocupação é maior”, frisou.
 
Antes dos grupos apresentarem suas propostas criativas para a turma, o primeiro paciente da Associação, José Moacir Martins, deu seu depoimento sobre a cura e tratamento do câncer ao lado do Ilumina. “Muita luta, é difícil e invasiva, mas quando a gente entra lá, somos picados pelo amor e aprendemos a confiar em nós mesmos”, afirma.
 
Para finalizar, a médica convidou a Banda João Romeu Pitolli para tocar na inauguração do Hospital Ilumina, prevista parao primeiro semestre de 2019.
 
Cobertura de fotos: https://www.flickr.com/photos/101916412@N07/albums/72157699076934794 
 
Assessoria de Imprensa: Thais Campos / Ozonio Imprensa 
 
Telefone: (19) 3402-5573 
 
E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment