Peti realiza palestra sobre protagonismo do jovem no combate ao trabalho infantil

A ativista Anna Calixto fez palestra especial em Piracicaba

Na quarta-feira, dia 16, o Instituto Formar, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Smads), e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) por meio da Comissão de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Trabalho Adolescente Irregular realizaram a palestra “A participação das crianças e adolescentes no combate ao trabalho infantil”, com a escritora e fundadora do projeto social Os Cinco Passos, Anna Luiza Calixto.

 

A atividade realizada no Salão Nobre da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba

(Fumep)[FMC1]  é parte das ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e reuniu profissionais da rede de proteção social e adolescentes de instituições e escolas que acompanharam a palestra da ativista.

 

De acordo com o pesquisador social do Instituto Formar, Fernando Monteiro Camargo, esta é a segunda atividade organizada pelo PETI e tem enfoque o protagonismo das crianças e dos adolescentes no combate ao trabalho infantil. “A  Anna Luiza Calixto falou com profissionais de toda a rede para mobilizar e envolver crianças e adolescentes na erradicação do trabalho infantil, com ênfase na necessidade do trabalho em rede e na ação dos próprios jovens, no que se refere a defesa de seus direitos o jovem, no sentido de como envolve-los na defesa dos direitos da criança e do adolescente.”

 

O encontro abordou assuntos como reunir a rede protetiva e os jovens enquanto sistema de garantia de direitos para discutir ações intersetoriais traçar panorama histórico do trabalho infantil no Brasil e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e também conceitos como o da incompletude institucional.

 

A ativista Anna Luiza destacou a importância do Instituto Formar na conscientização e na mobilização para proteção das crianças e dos adolescentes contra o trabalho infantil. “O Instituto Formar abraçou a causa da infância e da adolescência em Piracicaba ampliando uma atividade que seria apenas uma palestra de capacitação para uma oficina com um grupo reduzido, pensando nas tantas formas de atuar enquanto rede de proteção da criança e do adolescente, o que estimula o protagonismo infanto-juvenil na luta por seus direitos elementares e contra o trabalho infantil”, enfatizou.

 

Desta forma, a intenção é mostrar como os adultos podem ajudar os jovens na mobilização, incentivando os Grêmios Estudantis, apresentando formas de participação democráticas, como os movimentos sociais”, para se envolverem nos conselhos e comissões de defesa de seus direitos com foco na sensibilização de todos para o olhar à criança em situação de trabalho infantil e para aumentar a identificação e o cuidado com essas crianças.

 

A atividade teve participação especial da Banda do Instituto Formar, na ocasião com a regência do maestro Evandro Silva.

 

 

Apoio cultural: Criar – Língua Portuguesa e Redação e Fumep

 

 

Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881)

Telefone: (19) 2534-9520

E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br


 [FMC1])Substituir para “Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (FUMEP)”

 

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment