Uma boa imagem pessoal é fundamental – alerta profissional de Recrutamento e Seleção

O Instituto Formar realizou esta semana, a palestra sobre o tema “Empregabilidade”, exclusiva para aprendizes. 
 
Para falar sobre o assunto, a instituição convidou a psicóloga e presidente do Grupo de Recursos Humanos de Piracicaba (Grhupira), Cristina Navarro Castro, que conversou sobre importantes detalhes para o sucesso na busca por emprego.
 
A psicóloga afirmou que algumas regras e cuidados são imprescindíveis para conquistar uma vaga no mundo do trabalho. “Não existe melhor ou pior candidato, o que há são perfis de pessoas que correspondem mais àquela vaga”, explica.
 
Na área de recrutamento e seleção de candidatos, a primeira impressão pode ser um fator determinante para uma chance. “Uma boa imagem pessoal é fundamental, além disso, o cuidado com os documentos e com a elaboração e aparência do currículo, podem ser grandes aliados na conquista do trabalho”, disse.
 
A profissional deu muitas dicas para os aprendizes, que valem para toda a vida profissional, entre elas, a importância em ter os documentos em dia como RG, CPF, Carteira de Trabalho, PIS e Título de Eleitor, todos dentro da validade, limpos e plastificados. “É preciso ter zelo com os documentos, pois o descuido, pode depor contra o candidato. Um recrutador identifica o que é um documento desgastado pelo tempo, de falta de cuidado”, alerta.
 
Outra informação importante é quanto a ida em agências de emprego para deixar os currículos. De acordo com Cristina, o candidato deve sempre ir sozinho, se mostrar interessado, disposto ao trabalho e ser cordial. “Nunca vão entregar seus currículos com turma de amigos ou mesmo acompanhados de pais. Isto é um fator desagradável. Cheguem sozinhos, sejam gentis, a questão da cordialidade é muito importante, pois lembrem-se, que vocês são analisados desde o primeiro momento”.
 
Valiosas dicas para elaboração correta do currículo foram dadas pela psicóloga, como nunca esquecer de colocar as informações básicas: dados pessoais (nome completo, data de nascimento e idade); endereço completo, contatos de telefone, celular e e-mail); escolaridade (no caso dos aprendizes, colocar o ano à concluir os cursos); experiência profissional, colocar o resumo de atividades realizadas, datas de entrada e saída dos trabalhos, além de atividades extracurriculares como curso de idiomas e trabalhos voluntários.
 
Aparência, comportamento e Redes Sociais
 
A aparência e o comportamento nas entrevistas de emprego são analisadas a todo momento. Por isto, a profissional alerta para que o candidato mantenha a postura ereta, tenha boa comunicação, responda aos questionamentos com riqueza de detalhes, pois isto, pode favorecer o candidato. 
 
Para Cristina, ir em entrevistas com tatuagens visíveis, blusas decotadas, usar esmaltes ou maquiagens chamativas, saia curta e ir com muitas sacolas são pontos negativos para uma futura contratação. “O que tem que chamar a atenção é o seu conteúdo e não a sua aparência”, relatou a psicóloga. 
 
Como se relacionar com as redes sociais também foi um ponto debatido com a profissional. O cuidado com os comentários, posição política e as fotos postadas podem ser fatores determinantes na hora da contratação. 
 
Para finalizar, Cristina Navarro indicou que os aprendizes utilizem as redes sociais em seu favor. Uma das dicas é ter uma conta no LinkedIn – a maior rede profissional do mundo. 
 
Cobertura de fotos em nosso Flickr.
 
Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881) 
Telefone: (19) 3402-5573 
E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br

Tags: No tags

Comments are closed.