Aprendizes fazem visita monitorada no Parque do Mirante

Conhecer a história de Piracicaba em um dos pontos turísticos mais visitados da cidade – o Parque do Mirante. Esta foi a atividade dos aprendizes do Instituto Formar no fim de agosto, onde participaram do “Mirando nossas águas, resgatando nossa história”, programa realizado pela Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema).
 
Estimular a percepção ambiental em relação ao Rio Piracicaba, sua importância na história do desenvolvimento econômico e cultural da cidade e sobre os aspectos ecológicos que envolvem a qualidade de nossas águas e da bacia hidrográfica do Rio, são os objetivos do programa.
 
Na agenda, as turmas participaram de uma apresentação realizada no Núcleo de Educação Ambiental (NEA) onde conheceram um pouco mais da história de Piracicaba. “Contamos a história considerando a presença dos índios Paiaguás, o processo de fundação da cidade e a instalação de duas principais indústrias nas margens do Rio, na área urbanizada de Piracicaba – Fábrica Santa Francisca (Boyes) e Engenho Central”, explicou a bióloga, Beth Nunes.
 
A assistente social do Instituto Formar, Laura Secamilli destacou a importância de atividades sobre educação ambiental. “Sempre que possível, trazemos aos aprendizes temas referentes ao ecossistema e visitas como esta, reforçam as informações sobre história, cultura e principalmente, preservação do meio ambiente”, disse.
 
Após palestra no auditório do NEA, os aprendizes participaram de visita monitorada pela Trilha do Parque do Mirante, onde foram mostradas algumas espécies de árvores significativas, a importância da mata ciliar, a conservação e permeabilização do solo. 
 
Além disso, os alunos conheceram algumas estruturas que se relacionam com a implantação do Engenho Central, como o Canal. Durante a visita são abordados assuntos que envolvem a cultura e o folclore da cidade, como a Lenda da Índia e o Véu da Noiva. 
 
 
Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881) 
Telefone: (19) 3402-5573 
E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment