Aprendizes participam de debate sobre anabolizantes

Profissionais de saúde e esporte conversaram com os jovens sobre os efeitos e perigos do anabolizante

 

Aprendizes do Instituto Formar participaram na tarde desta segunda-feira, do Projeto Fala Garoto, idealizado pela Usina de Ideias e realizado no Clube de Campo de Piracicaba (CCP) com o apoio do Universo CCP Mulher.

 

Os adolescentes acompanharam um debate interativo sobre o tema “Mitos e Verdades no Uso de Anabolizantes”. No centro do bate-papo, estavam profissionais da área de saúde e do esporte, como o técnico de basquete das equipes CCP/SELAM/Piracicabano e Adulto Feminino do XV de Piracicaba, Ariel Rodrigues, o especialista em natação e atividades aquáticas, Marcos Fraccaro, a fisioterapeuta e acupunturista, Raquel Alleoni e o personal trainner, Rogério Cardoso. O debate foi mediado pelo jornalista, Mauricio Ribeiro.

 

Os profissionais alertaram e informaram os jovens sobre os perigos desse medicamento que se tornou popular e, hoje em dia pode ser comprado no mercado informal. “Esses medicamentos são controlados e só podem ser prescritos por médicos, mas muitas pessoas já comercializam de forma ilícita, o que é uma ameaça à saúde do indivíduo”, disse Ariel Rodrigues.

 

O imediatismo e o resultado de um corpo definido rapidamente também é motivo para jovens recorrerem a este tipo de recurso. “A mídia, principalmente as redes sociais, os grupos e fóruns na internet trazem pessoas com corpos esculturais e devido a isto, o uso de anabolizantes está cada vez mais intenso”, observou Rogério Cardoso.

 

O que são anabolizantes?

 

Os anabolizantes são hormônios sintéticos fabricados a partir do hormônio sexual masculino, testosterona. Quem os toma terá aumento no tamanho dos músculos, força física e aumento da resistência. Há alguns anos essas drogas eram utilizadas somente para tratamento de algumas disfunções hormonais ou desgaste muscular. Hoje em dia são bastante conhecidas por atletas e fisiculturistas. As pessoas que fazem uso deste tipo de droga estão em busca de um corpo sarado, redução da gordura corporal e melhor desempenho nos esportes. Os anabolizantes podem ser encontrados nas formas de comprimidos, cápsulas ou injeções intramusculares.

 

Quais as consequências do uso desta droga?
Homens e mulheres que fazem uso dessa droga têm como consequências aumento nos pelos do corpo e rosto, acne, queda de cabelo, engrossamento da voz, irregularidade nos ciclos menstruais, disfunções testiculares, como redução na produção de esperma; alterações comportamentais e de humor, impotência sexual, hipertensão, ataques cardíacos. Nos homens ainda observamos a ginecomastia (desenvolvimento dos seios).

 

*Com informações do portal Brasil Escola

 

Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881)

Telefone: (19) 3402-5573

E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment