Instituto Formar tem representante eleita no CMAS

Grupo da sociedade civil será responsável pelo Conselho no período de 2019/2021

 

O Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) realizou eleição de representantes da sociedade civil no dia 19 de setembro, na Casa dos Conselhos em Piracicaba.

 

Atuante no Conselho, o Instituto Formar terá a analista de Aprendizagem do Instituto Formar, Claudia Suster como membro representante da sociedade civil. Ela acredita que os maiores desafios atuais estão ligados ao enxugamento das políticas públicas de assistência social. “Nesse sentido, o fortalecimento e a defesa do Conselho enquanto espaço de representação e controle social se torna fundamental para a garantia dos direitos conquistados. Paralelo à isso, representar o Instituto Formar possibilita que continuemos reforçando a importância dos debates envolvendo juventude, a vulnerabilidade e o mundo do trabalho, considerando as mazelas que esse grupo tem carregado e que são perpetradas pelas desigualdades sociais”, declarou.

 

O gerente administrativo do Instituto Formar, Fábio do Amaral Sanches que atuou por quatro anos no CMAS afirmou que o Conselho é um espaço de controle e participação popular, onde a população pode exercer a cidadania. “É muito importante o envolvimento da população, que além da realização do voto nas eleições, pode participar de outra forma, como na atuação direta nas políticas públicas e na criação de propostas e também cobrando os governantes e verificando a prestação de contas”, explicou.

 

Conheça os representantes eleitos para o período de 2019 a 2021:

 

Representante usuário: Edvaldo de Oliveira e Anizio Silva dos Santos, Centro de Referência Especializado para a população em situação de rua.

 

Sociedade civil: Claudia Regonha Suster, Instituto Formar, Euclídia Maria Bombo Lacerda Fioravante, Centro de Reabilitação Piracicaba, Rita de Cássia Zanetti Viana, Avistar, Patrícia Fernanda Barbosa Dutra, Pastoral do Serviço da Caridade (Pasca), Tarciso de Assis Jacintho, Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba.

 

Trabalhadores do SUAS: Rosimeire Aparecida de Oliveira, Casa do Amor Fraterno (CAF) e Telma Regina de Paula Souza, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

 

Sobre o CMAS

 

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) é o órgão que reúne representantes do poder público e da sociedade civil para discutir, estabelecer normas e fiscalizar as organizações governamentais e não governamentais no município.

 

As competências do Conselho estão definidas por Lei. No Regimento Interno são detalhadas as responsabilidades dos conselheiros, dentre as quais: aprovar, acompanhar e controlar a Política de Assistência Social, de acordo com as prioridades estabelecidas pelas Conferências de Assistência Social; inscrever e fiscalizar as entidades e organizações de assistência social no âmbito municipal; atuar na formulação de estratégias, controle e avaliação na execução da Política de Assistência Social; garantir as condições de acesso da população à Assistência Social e apreciar e aprovar a proposta orçamentária na área de Assistência Social.

 

 

Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881)

Telefone: (19) 2534-9503 / 99706-7630

E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment