Programa Pensando Educação da TV Unimep destaca Instituto Formar

Confira nesta sexta-feira (26/07) às 20 horas o Programa Pensando Educação pela TV Unimep – exibido pelo canal 13 da Net e também no sábado (27/07), às 10 horas pela rádio Educativa FM 105,9.
No programa, o gerente administrativo do Instituto Formar, Fábio do Amaral Sanches fala sobre as atividades do instituto e das inscrições abertas com 250 vagas para adolescentes nascidos em 1998.
A entrevista foi realizada pela professora e coordenadora do curso de Letras Português da Unimep, Josiane Maria de Souza.
O Programa Pensando Educação é uma parceria entre a Unimep e o Pira 21.

Programa Pensando Educação
O Pira 21 “Realizando o Futuro” é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) criada em 1999 por lideranças da cidade, com firme propósito não partidário, para fomentar a AGENDA 21 da ONU (Organização das Nações Unidas). A Agenda 21 pode ser resumida por uma estratégia de desenvolvimento que preserve o meio ambiente, que melhore a qualidade de vida de toda a população e que se fundamente em justiça social. Em torno desta Agenda, instituiu-se o Conselho da Cidade que adotou ações e projetos para todas as áreas que contribuem para o processo de desenvolvimento, inclusive cultura e educação. Neste contexto grupos de voluntários atuam em cada um destes segmentos, tendo se constituído em Grupo de Trabalho para atuar na área da educação. A OSCIP, em 2005 promoveu consulta à comunidade para rever os projetos em curso, aprimorando-os para os próximos 10 anos, a partir de 2006. Este deve ser o processo futuro dessa organização.
O GT de Educação opera com o seguinte objetivo macro: "Piracicaba será referência nacional em qualidade de vida: todas as crianças irão para a escola; o ensino terá qualidade; terá havido um grande crescimento do número de anos de estudo da população". O plano aprovado propõe várias ações, qualificadas como muito urgentes, e importantes para se alcançar, no curto, médio e longo prazo, o objetivo geral proposto.
Procurando atuar em parceria com os sistemas estaduais e municipal de educação, o GT priorizou como estratégia de ação geral, a constituição de um Fórum de Educação no qual atuariam todos os segmentos dos sistemas educacionais da cidade, para realizar diagnósticos de nossa situação e estabelecer um amplo campo para construção de parcerias e ações que possam qualificar a educação oferecida no município para nossas crianças e jovens. Queremos aproximar administradores, diretores, coordenadores, professores, famílias, alunos, a cidade em geral em torno deste grande objetivo. Foi criado, neste contexto, o programa de rádio e TV denominado Pensando Educação, no qual professores, diretores, especialistas em diferentes áreas possam trazer à nossa comunidade todos os temas que contribuam para maior envolvimento de todos com a educação formal de nossas crianças e jovens. O objetivo é o de aproximar pessoas, recursos, instituições de modo a se gerar um movimento e compromissos na direção da qualificação de nosso ensino público.

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment