Aprendizagem em Ação: Viação Piracicabana e Instituto Formar têm parceria que transforma histórias de vida

Empresa e instituição trabalham juntas há 15 anos revelando talentos através da  aprendizagem profissional

Renan Bendilatti, Verena Sega, Cleiton de Souza, Vitor Vinicius dos Santos Frutuoso, Vitoria Mesquita Bicalho, Iara Rodrigues Moreira e Maiane Gadotti (Foto: Ozonio Imprensa)

A Viação Piracicabana e o Instituto Formar há 15 anos caminham juntos em uma parceria que já mudou a vida de muitas pessoas.

A escolha da empresa pela aprendizagem profissional mostra o compromisso social com Piracicaba pela formação e a oportunidade para os jovens em situação de vulnerabilidade social que buscam o Instituto Formar para mudar a própria realidade e futuro.

A parceria coincide com o tempo de empresa da Gerente de Recursos Humanos, Verena Peres Benatti Sega que contribuiu muito para implementar a aprendizagem do Instituto Formar na Viação Piracicabana. “Junto com o Formar, queremos dar uma oportunidade, incluir esses jovens no mundo do trabalho, e na época procuramos o Formar para tentar ajudá-los, e hoje já efetivamos muitos aqui em diversos setores como Vendas de passagens nas agências, Tráfego, Cargas, claro os que desempenharam bem a função. A nossa visão é efetivá-los.”

Passado e futuro de mãos dadas

Com oito jovens praticando a aprendizagem na empresa, desde janeiro deste ano, a Viação Piracicabana designou um setor em que todos possam aprender e ser liderados pelo Assistente Operacional, Cleiton Quirino de Souza, um ex-aprendiz que, entre 1998 e 1999, participou da antiga Guarda Mirim, hoje Instituto Formar.

Como ele mesmo disse “o trabalho que o Formar faz é importante, porque eu também vim de lá”, Cleiton relata que orienta os jovens, assim como seus próprios filhos. “Tento trazê-los para a educação que tenho com os meus três filhos. Converso bastante com eles, oriento, chamo no reservado, coloco os limites e, desta forma tento trabalha-los para ajudar no encaminhamento ao mundo do trabalho”, explicou.

Sob a supervisão de Cleiton de Souza, os aprendizes atuam no Centro de Controle Operacional, onde o trabalho é visualizar as imagens dos ônibus, conferir as regras dos motoristas como a colocação de cinto de segurança ou identificar alguma irregularidade, atuando como uma espécie de “fiscais” dos motoristas, para depois relatarem os detalhes em uma planilha.

De acordo com Cleiton, a sua passagem pelo Instituto Formar foi um divisor de águas e definitivo. “Trabalhando com eles hoje, vejo evolução e alguns já tem até a oportunidade de serem contratados. Temos que identificar o que é mais adequado para cada um e ver quem está se desenvolvendo melhor”, observou.

A exemplo de Cleiton e de outros ex-aprendizes que iniciaram no mundo do trabalho através do Instituto Formar, Verena ressalta que a dedicação do jovem é imprescindível para o caminho certo na carreira profissional. “A procura pelo crescimento pessoal é muito válida e não apenas a parte da empresa e da instituição. Damos a vara para pescar, mas o jovem tem que querer pescar o peixe.”

Parceria que agrega

As empresas que contratam aprendizes do Instituto Formar contam com um aparato técnico educacional, psicológico e social para auxilio em todas as situações com os aprendizes. Essa retaguarda é lembrada por Verena como fundamental dentro da parceria. “Nós vemos a parte profissional, mas vale lembrar que o programa do Formar é muito completo.”

O interesse da Viação Piracicabana é sempre pela efetivação do aprendiz, pois há oportunidades, mas é preciso que os jovens sejam dedicados e dispostos a aprender cada vez mais e se adequarem à cultura da empresa. “Se eles desempenharem bem a função de aprendiz, eles serão efetivados, para nós é bom, pois já os conhecemos. Ele pode crescer junto com a empresa e todos ganham: Formar, empresa, jovem e a sociedade”, pontuou Verena Sega.

Tags: No tags

Comments are closed.