Aprendizes na Ritec desenvolvem habilidades multifuncionais

Parceria com o Instituto Formar há 1 ano demonstra compromisso social e investimento em jovens talentos

Equipe da Ritec, com aprendizes e as representantes do Instituto Formar (Foto: Ozonio Imprensa)

A Ritec, empresa do setor de comércio de máquinas e ferramentas de Piracicaba, iniciou parceria há quase 1 ano com o Instituto Formar.

Como parte fundamental na estratégia de negócios e compromisso social, com a parceria, a empresa passou a investir na capacitação e desenvolvimento dos jovens por meio do Programa de Aprendizagem Profissional, contando com todo o suporte da equipe técnica composta pelas áreas de Pedagogia, Psicologia e Assistência Social do Instituto Formar.

Uma das principais características do desenvolvimento dos jovens na Ritec, é a proximidade dos supervisores com o aprendiz. “Hoje não vemos diferença entre eles e os funcionários efetivos. Eles já aprenderam a rotina e contribuem muito nos processos do dia a dia”, disse o Supervisor de Logística, Flavio Gonçalves.

Com 92 colaboradores, a Ritec trabalha com aprendizes que atuam em diversas funções dentro da área administrativa da empresa. A rotação de posições em diferentes atividades, é uma prática que traz diversas vantagens tanto para o aprendiz, quanto para a empresa.

Dentro do método de rotação de funções, os jovens desenvolvem habilidades multifuncionais, adquirem e colocam em prática conhecimentos de diversas atividades, identificam suas principais habilidades, melhoram a comunicação interpessoal, se atentam a resolução de problemas por tornarem-se mais colaborativos, a descoberta de áreas de interesse, além de adquirirem experiências e reforçarem a resiliência.

“A evolução dos jovens é perceptível. Acreditamos que a prática do trabalho é onde se mais aprende, a vivência, ver os exemplos dos colegas e claro, se esforçando. Além disso, a parceria com a instituição é muito boa pelas aulas teóricas e o suporte que temos quanto à orientação para o desenvolvimento dos jovens”, declarou o diretor Álvaro Piedade Junior.

A implantação do Programa de Aprendizagem na empresa também traz um ganho para a cultura organizacional do aprendizado entre os colaboradores efetivos que passam a compartilhar conhecimento com os recém-chegados ao mundo do trabalho.

“É importante esse período de convivência, assim colaboramos com a trajetória profissional e de vida dos jovens. Desta forma, cumprimos o nosso papel social e damos a oportunidade para mudar a vida deles”, disse Álvaro.

Tags: No tags

Comments are closed.