Do Formar para o mundo: a trajetória inspiradora de Wesley Garcia

O jovem passou por três multinacionais e realizou sonho de fazer intercâmbio no Canadá

Wesley Garcia visitou o Instituto Formar para relembrar a sua trajetória (Foto: Ozonio Imprensa)

Wesley com a sua turma de aprendizes na Caterpillar em 2017 (Foto: Arquivo pessoal)

Com apenas 25 anos, Wesley Henrique Castriciano Garcia tem uma trajetória marcada por determinação, aprendizado e conquistas.

Em 2017, com 17 anos, Wesley ingressou no Programa de Aprendizagem Profissional, que na época tinha duração de nove meses. “Meu tempo foi curtinho, mas muito intenso. O Formar dá essa abertura no ambiente profissional. As escolhas que eu fiz resultaram no que sou hoje”, relembra.

Morador do bairro Piracicamirim, em Piracicaba, Wesley conheceu o Instituto Formar por meio da mãe, que sempre o incentivou a participar. “No começo, eu era receoso porque achava que era algo militar. Depois pesquisei e entendi o verdadeiro propósito da instituição”, conta.

Durante a aprendizagem, ele atuou na área de Tecnologia da Informação da Caterpillar, no setor de Help Desk. “Quando entrei, não tinha noção de nada sobre o ambiente de trabalho. No Formar, aprendi sobre ética, responsabilidade e como me desenvolver dentro da empresa. Foi uma experiência incrível”, afirma.

Depois do período de aprendizagem, Wesley chegou a receber um convite para retornar à Caterpillar, mas decidiu seguir novos caminhos profissionais. Fez curso técnico em Logística pela Etec e hoje está prestes a concluir a graduação em Gestão Empresarial pela Fatec, em dezembro.

Sua trajetória profissional inclui passagens por grandes empresas, como DHL, onde atuou na área de Logística, e Hyundai Motor Brasil, onde trabalhou por cinco anos nas áreas de Segurança do Trabalho, Qualidade e Pintura. “O Formar plantou a semente da área administrativa. Entrei sem saber o que queria para o futuro, mas aqui encontrei um norte, uma visão. Deu super certo”, reconhece.

Hoje, ele vive uma fase de realizações. Mora sozinho, tem seu próprio apartamento e, recentemente, realizou o sonho de fazer um intercâmbio no Canadá. “Fiquei um mês em Vancouver. Foi um investimento muito bom. Conheci uma nova cultura, vivi novas rotinas e pratiquei o inglês diariamente. No começo é um choque de cultura, mas depois é incrível, vale muito a pena”, destaca.

Com planos voltados para a área administrativa, Wesley afirma que o aprendizado adquirido no Formar foi essencial para suas conquistas. “Nem imagino onde eu estaria se não tivesse passado pelo instituto. Meu primeiro trabalho foi em uma multinacional por causa da instituição, e hoje já tenho três no currículo.”

Participação ativa nas ações, atividades e eventos

Além da formação profissional, Wesley também participou das aulas de violão pelo Programa de Expressão Cultural do Formar. “Foi uma experiência muito boa, que ajudou no meu desenvolvimento pessoal”, relembra.

Na época da aprendizagem, o ex-aprendiz era engajado com as atividades do Instituto Formar, onde participava ativamente de ações como Novembro Azul e também como voluntário do Pub Reino Unido na Festa das Nações.

Aos jovens que iniciam o caminho profissional, ele deixa um conselho: “Aproveitem o tempo no Formar, porque passa muito rápido. Absorvam tudo o que a instituição oferece. Estou colhendo hoje os frutos das sementes que o Formar plantou. Façam boas escolhas e sigam firmes nesse caminho.”

Com brilho nos olhos, Wesley conclui: “Eu era uma criança com sonhos e objetivos, e hoje sou uma pessoa realizada. Tudo o que eu almejei há sete anos, conquistei agora. Nunca imaginei fazer um intercâmbio, mas consegui. Olhando para trás, vejo o quanto valeu a pena.”

Tags: No tags

Comments are closed.