Fundação Caterpillar apoia formação profissional de 300 jovens

Ação tem parceria com Instituto Formar e Grupo +Unidos e envolve cursos gratuitos de aprendizagem profissional em tecnologia voltada ao mercado de trabalho.

O Grupo +Unidos, em parceria com o Instituto Formar, colocou em prática o projeto Vertentes, lançado em 2021 e apoiado pela Fundação Caterpillar, que proporciona oportunidades de desenvolvimento profissional a jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social, com foco na inclusão racial. Em Piracicaba, o projeto atende jovens de 16 a 24 anos de idade.

Os beneficiários estão cadastrados na rede de assistência social do município de Piracicaba, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), e são estudantes ou ex-alunos da rede pública de educação. Por meio do projeto Vertentes, os jovens contam com até 350 horas de cursos de aperfeiçoamento profissional com capacitação em tecnologia e aulas síncronas no Instituto Formar.

O gerente administrativo do Instituto Formar, Fábio do Amaral Sanches, afirma que a parceria com o Grupo +Unidos possibilita ampliar as oportunidades para os jovens atendidos pelo instituto, além de contribuir para a inclusão social e racial no ambiente de trabalho. “Com esta parceria, conseguimos melhorar os nossos programas de formação que conduzem à qualificação profissional, incluindo a formação de competências para a vida.”

De acordo com a gerente de projetos do Grupo +Unidos, Fernanda Dall’Antonia, para o sucesso do projeto, o Grupo conta com parceiros locais que têm conhecimento do território. “A parceria com o Instituto Formar tem sido essencial para a implantação do Vertentes em Piracicaba, pois a instituição conta com profissionais especializados e faz conexões com o mercado de trabalho local oferecendo uma formação completa que vai além do conhecimento técnico para que os jovens tenham as chamadas competências necessárias para ter sucesso no local de trabalho.”

O curso conta com grade curricular e atividades que preparam o jovem para o mercado de trabalho. Comunicação digital, desenvolvimento pessoal e profissional, pacote office, métodos ágeis entre outras disciplinas fazem parte da formação ministrada.

Em junho, foi realizada a formatura da primeira turma do projeto e está programada para agosto a formatura da segunda turma, totalizando 300 jovens atendidos pelo programa. “É uma experiência muito boa para todos os jovens que nunca tiveram condições de fazer cursos profissionalizantes para entrar no mundo de trabalho, pois no projeto aprendemos muito, e passamos a entender como é o mundo profissional para chegarmos mais preparados na prática. Já tive outras experiências, mas não com conteúdos tão bons e profissionais como no Projeto Vertentes.”, pontua Larissa Pontes Miguel, de 19 anos, uma das beneficiárias do projeto.

Com o apoio da Fundação Caterpillar, será possível preparar os jovens para ingressar no mercado de trabalho. “Nossa fundação está comprometida em construir comunidades fortes, resilientes e sustentáveis ​​em todo o mundo. Fazemos isso investindo em estratégias de desenvolvimento da força de trabalho que ajudam os jovens desfavorecidos a adquirir as habilidades necessárias para ter sucesso em suas carreiras. Por meio de treinamento vocacional – que alia a aprendizagem com a prática de uma profissão – orientado para o setor e do apoio aos alunos para seguir e ingressar em carreiras de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), podemos equipá-los com o conhecimento e as habilidades certas para prosperar”, disse Asha Varghese, presidente da Fundação Caterpillar.

O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. “Sou muito grata por essa parceria com o Grupo +Unidos através do financiamento da Caterpillar Foundation. Acredito que o projeto terá impactos muito importantes. Meu compromisso também é conscientizar as empresas para que vejam as possibilidades de empregabilidade e, assim, possamos ampliar as oportunidades. Espero que a partir dessa experiência possamos criar outras e entregar cada vez mais aos jovens em vulnerabilidade social.” Ressalta a secretária da pasta, Euclídia Fioravante.

Sobre o Instituto Formar

Fundado em 1966, o Instituto Formar tem como objetivo criar oportunidades e oferecer formação a adolescentes e jovens por meio da qualificação e inserção no campo de trabalho. A instituição oferece assistência integral aos impactados por ela, além de projetos pedagógicos, psicológicos, alimentares, culturais e a oportunidade de participar do programa socioeducativo profissional na área administrativa ou de varejo com currículo validado pelo Ministério da Economia.

Sobre +Unidos

A +Unidos é uma organização da sociedade civil fundada em 2007 a partir de um sonho da missão diplomática americana de mobilizar empresas para a transformação social no Brasil por meio da educação. Articulam redes e facilitam o investimento social colaborativo para desenvolver e apoiar iniciativas em educação e empregabilidade.

Sobre a Fundação Caterpillar

Fundada em 1952, a organização filantrópica da Caterpillar, a Fundação Caterpillar, já contribuiu com quase US$ 850 milhões para ajudar a tornar possível o progresso sustentável em todo o mundo, construindo comunidades resilientes que prosperam em um mundo em rápida mudança. Para saber mais sobre o impacto global da Fundação Caterpillar, visite caterpillar.com/foundation. Para se conectar conosco nas mídias sociais, visite caterpillar.com/social-media.

Tags: No tags

Comments are closed.