Imaflora e Instituto Formar: parceria com olhar de construção de um futuro melhor para os jovens

Na pandemia, ONG optou por continuar a aprendizagem e forneceu toda a estrutura necessária para os aprendizes

Marcela Perez Torrezan, Maiane Gadotti e Daniela Sanches e Jéssica Tabuti (Foto: Ozonio Imprensa)

Ingressar no mundo do trabalho em uma das organizações não governamentais mais importantes do Brasil – o Imaflora – é possível por meio da parceria do Instituto Formar.

Investindo e oferecendo oportunidades para talentos da aprendizagem profissional, o Imaflora caminha junto com o Instituto Formar desde 2017, contribuindo e plantando a semente de um futuro promissor em muitos jovens.

A experiência bem sucedida de cooperação entre as duas partes é ressaltada pela Analista de Administração de Pessoal do Imaflora, Marcela Perez Torrezam. “A nossa parceria é muito positiva, pois além de agregar para o aprendiz e prepará-lo para o mundo do trabalho, para as experiências, o Imaflora tem esse papel social de trabalhar junto com o Instituto Formar para desenvolver esses jovens que, muitas vezes, não têm tantas oportunidades. Nós temos essa preocupação, não apenas com a questão ambiental, mas também as questões sociais.”

A rotina na prática é acompanhada desde o primeiro momento em que o aprendiz inicia sua trajetória de aprendizagem na ONG. “A maioria dos aprendizes começam na recepção com atividades administrativas, atendimentos telefônicos e direcionamentos. Ali eles iniciam o primeiro contato no entendimento de como funciona uma organização e suas ferramentas de trabalho, como o computador e os sistemas”, explicou a analista, Marcela.

Teoria + Prática: a vivência completa na aprendizagem profissional

Para o Imaflora, o suporte teórico proporcionado pela equipe técnica do Instituto Formar com professores somados às áreas pedagógica, psicológica e de assistência social, são fundamentais para que o trabalho seja feito de forma completa para os jovens. “Entendo que o suporte teórico do Instituto Formar é muito importante. A união entre a prática e a teoria é fundamental para o desenvolvimento do aprendiz”.

Entre as vantagens em contratar aprendizes pelo Instituto Formar, Marcela destaca a atuação social da instituição. “O Formar tem esse papel social que deveria ser uma obrigação de toda organização, para podermos contribuir de alguma forma com esses jovens e com a sociedade. Esse é o ponto-chave para conseguirmos ter uma sociedade melhor, e as organizações estariam fazendo esse papel, e não visando apenas outras questões”, pontuou Marcela.

Imaflora é um excelente lugar para iniciar uma trajetória profissional

A aprendizagem no Imaflora tornou-se um caso de sucesso, pois a ONG está entre as primeiras que, na pandemia em 2020, adotou o home office inclusive para os aprendizes. Na época, o Imaflora entregou todo o suporte aos jovens, equipando suas estações de trabalho em casa com computadores, mobiliários e toda a estrutura necessária para que, nesse tempo difícil, a aprendizagem não chegasse ao fim.

“O que é gratificante para nós, é sabermos que a gente consegue preparar essas pessoas para o ambiente profissional. Aqui é uma excelente casa para se adquirir uma bagagem para o mundo. Trabalhar com o Instituto Formar é ter essa parceria de construção para um futuro melhor para esses jovens”, destacou a analista.

Tags: No tags

Comments are closed.