Instituto Formar e Colégio Dom Bosco atuam pelo protagonismo dos jovens

A novidade é o exercício da aprendizagem também na área pedagógica despertando o amor pelo ensino

Raquel Lais, Gabriela Cordel Ricci, Ana Lucia Novello Vasconcellos, Carmen Teresa Bonachera e Rafaela Santini (Foto: Divulgação)

Contribuir para a formação de jovens pela aprendizagem profissional é um dos princípios do Colégio Salesiano Dom Bosco Piracicaba, assim como a missão do Instituto Formar.

As duas instituições parceiras seguem juntas dando a oportunidade a jovens que podem praticar a aprendizagem profissional nas quatro unidades do colégio: Cidade Alta, Assunção, Dom Bosquinho e São Mário, todas em Piracicaba.

Resgatando a história, a coordenadora de Recursos Humanos, Gabriela Cordel Ricci lembra que o fundador Dom Bosco, no século 19 iniciou a criação do Oratório com aprendizagem. “Hoje, tendo essa oportunidade de contribuir na formação de jovens, sentimos que estamos levando em frente a missão de Dom Bosco, além de contribuir com a sociedade.”

Para o colégio, contribuir com a aprendizagem de jovens do Instituto Formar é mais uma oportunidade para que eles conheçam e escolham uma área específica para seguir uma trajetória profissional. “Aprendemos muito com os aprendizes, apesar de terem o curso administrativo e a experiência teórica que o Formar aplica mais a nossa prática, conseguimos que eles tenham mais visão e clareza para definir qual o caminho que vão percorrer, e para nós como instituição formadora, é fundamental fazer parte dessa escolha para o futuro”, disse a coordenadora Pedagógica do Fundamental I, Ana Lucia Novello Vasconcellos.

Vocação alinhada

Com vocação direcionada para encaminhar jovens ao mundo do trabalho e para um futuro profissional, a parceria do Instituto Formar e Colégio Dom Bosco está no segundo ciclo e já se tornou fundamental para a rotina da escola. “As nossas vocações são alinhadas, por isso escolhemos o Formar. É uma troca, aprendemos com os jovens e vice-versa, e hoje eles dão um apoio imensurável para os setores”, comentou Ana Lucia.

No Dom Bosco, os aprendizes atuam nas áreas de Compras, Administrativo, Marketing e Pedagógica – setor considerado um desafio importante e que tem resultados muito positivos. “A atuação deles é estar em todos os lugares contribuindo e aprendendo. Dentro do pedagógico, eles auxiliam em diversas rotinas e dão suporte para os professores e coordenação”, explicou a coordenadora Ana Lucia.

Protagonismo e transformação

De acordo com Gabriela Ricci a transformação de histórias de vida faz parte da missão do Colégio Dom Bosco. “O jovem como protagonista da sua vida tem tudo a ver com o que o Instituto Formar aplica, colocando-o no mundo do trabalho para descobrir qual o caminho, a vocação da vida dele, tudo a ver com o projeto de Dom Bosco.”

Bons frutos do trabalho do Instituto Formar e Dom Bosco já renderam importantes efetivações. As ex-aprendizes Rafaela Luiza Santini e Raquel Lais da Silva Costa, hoje colaboradoras do Colégio Dom Bosco, iniciaram a jornada no mundo do trabalho por meio desta parceria pela aprendizagem profissional.

A estudante de Pedagogia, Raquel Lais atua no Apoio Pedagógico do colégio, local onde despertou ainda mais a sua paixão por ensinar. “Me espelho na minha coordenação e em outros professores. No Colégio Dom Bosco tem plano de carreira, tenho o desejo de crescer e quero ser uma pedagoga de excelência e ensinar muitas crianças”.

Já a jovem Rafaela, foi efetivada como Auxiliar de Compras e se sente muito feliz em ter conquistado esse importante espaço. “Sou apaixonada pelas pessoas e pelo colégio e quando recebi a mensagem da vaga e eu explodi de felicidade porque eu já tinha me familiarizado aqui, foi muito especial esse momento”, disse a ex-aprendiz que no futuro, pretende cursar Gestão Empresarial e fazer pós-graduações e idiomas.

No Instituto Formar, as ex-aprendizes cursaram a Aprendizagem Profissional em Administração, participaram como alunas do Departamento Cultural e já representaram a instituição como rainhas do Pub Reino Unido na Festa das Nações de Piracicaba, Rafaela em 2019 e Raquel de 2020 a 2022.

Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881) 19.8207.4144│assessoria@ozoniopropaganda.com.br

Tags: No tags

Comments are closed.