O ex-aprendiz é Analista de Comércio Exterior na nossa parceira, Caterpillar
João Paulo Ribeiro voltou ao Formar para relembrar a sua trajetória (Foto: Ozonio Imprensa)
Na época, João Paulo foi um dos Orientadores da instituição (Foto: Ozonio Imprensa)
Viver uma mudança radical de vida aos 15 anos foi possível graças ao Instituto Formar. Ainda adolescente, João Paulo Ribeiro inspirou-se em seu amigo Luiz Augusto Silva, que havia recém-ingressado na instituição.
Cerca de um ano antes de se tornar aprendiz, João já demonstrava interesse pelo Formar ao observar a rotina e a transformação vivida pelo amigo. “Éramos muito próximos, e acompanhei de perto todo o processo, desde quando ele entrou no Formar até o início do trabalho. Sempre admirei a disciplina e as responsabilidades que ele assumiu. Foi então que comentei com a minha mãe que também queria conhecer a instituição”, relembra.
Impacto de mudanças e nova formação de vínculo
João destaca que entrar no Formar foi uma grande mudança grande, a questão da troca de escola, ficar longe dos amigos no momento em que estava formando o seu ciclo social, aos 15 anos, porém a vontade de aprender e de trabalhar o impulsionava a seguir neste novo caminho.
“Me adaptei muito rápido no Instituto Formar, com as turmas de integração, tive a sorte das pessoas do meu grupo ficarem todas juntas durante o meu contrato de dois anos. Nós formamos vínculos”, contou.
A sua trajetória na aprendizagem profissional com formação em Administração começou com a aprendizagem na Myoung Shin Brasil (MSB), parceira até os dias de hoje. “Minha turma foi a primeira na MSB. Em nossa época tinham oito aprendizes. Foi novo para nós e para eles”.
Na prática da aprendizagem, João atuou em diversas áreas como Logística, Recebimento e Planejamento de Produção. A partir daí, ele pôde ter a vivencia e decidir a sua futura profissão: Logística com foco em Comercio Exterior. Após concluir a aprendizagem, João cursou o ensino técnico em Logística na Etec, após fez graduação em Comércio Exterior no Faculdade Claretiano e, posteriormente cursou pós-graduação em Logística e Produção na Fatec.
Divisor de águas
O ex-aprendiz afirma que o Instituto Formar foi a sua melhor escolha. “Passar pela Orientação com o Danilo, foi mais um marco em minha vida. Aos 15 anos, ter a oportunidade de entrar em multinacionais, ter a vivência, o contato com as pessoas, aprender as formalidades, comportamento, e na instituição tínhamos a teoria e a prática como suporte”.
Poder ingressar em uma empresa internacional aos 15 anos foi, para João Paulo, uma oportunidade transformadora. Ele considera essa experiência um diferencial determinante para a vida. “Nessa idade, não seria possível trabalhar em uma multinacional se não fosse pelo Formar. Além disso, aprendi a ter mais responsabilidade e disciplina, a lidar com o próprio salário e a enfrentar desafios pessoais desde cedo. Foi um verdadeiro mar de aprendizados e descobertas”, afirma.
“Encarei como uma verdadeira mudança de vida, por ter tido acesso, ainda tão jovem, a informações e experiências que muitas pessoas só adquirem durante um estágio ou após a faculdade”, conta João Paulo. Para ele, o Formar representa uma porta de entrada para o mundo do trabalho, oferecendo todo o suporte necessário para esse início. “É uma oportunidade muito valiosa e difícil de encontrar fora do Formar, pois possibilita conhecer pessoas, mostrar o próprio trabalho e aprender, desde cedo, como se comportar no ambiente corporativo”, completa.
Após concluir seu período no Instituto Formar, João Paulo atuou na Mérieux NutriSciences por cinco anos, primeiro como aprendiz e, depois, como Analista de Frotas, período em que também iniciou a faculdade. Em seguida, trabalhou no Grupo Elo por oito meses e, depois, em uma empresa terceirizada da Caterpillar. Em fevereiro de 2024, conquistou uma vaga efetiva como Analista de Importação na Caterpillar, realizando um grande sonho profissional.
Assessoria de Imprensa
Luciana Corrêa (MTB 31881) │19. 8207.4144 │assessoria@ozoniopropaganda.com.br