Ministério Público, Ministério do Trabalho e Emprego, ACIPI e Instituto Formar reúnem poder público e privado em prol da aprendizagem

Encontro com empresários aconteceu no dia 14/09 no prédio da ACIPI

Fábio do Amaral Sanches, Dra. Gabriela Mendonça de Albuquerque, Dra. Milene Habice e Marcelo Delfini Cançado (Foto: Ozonio Imprensa)

O Instituto Formar em parceria com ACIPI (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Ministério Público e Ministério do Trabalho e Emprego realizaram o encontro com empresários da cidade, com o principal objetivo de mostrar a importância da inserção dos jovens no mundo do trabalho.

O evento aconteceu no dia 14 de setembro na ACIPI e reuniu autoridades como o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) Euclídia Fioravante, o vereador Pedro Kawai, o presidente do Instituto Formar Paulo Sérgio Spolidóro, representantes de entidades e de sindicados, e empresários de Piracicaba.

Autoridades no tema, a promotora Dra. Milene Habice do Ministério Público, Dra. Gabriela Mendonça de Albuquerque do Ministério do Trabalho e Emprego e o gerente administrativo do Instituto Formar, Fábio do Amaral Sanches conversaram com o público para esclarecer sobre legislação, as necessidades dos jovens em ter a oportunidade do primeiro emprego e os meios de conseguir uma colocação profissional através do Instituto Formar.

O  desenvolvimento do adolescente em situação de vulnerabilidade social através da aprendizagem profissional foi destaque na fala do gerente administrativo do Instituto Formar, Fábio do Amaral Sanches. Ele comentou ainda sobre a união de esforços para a realização do encontro: “Com esse encontro especial, realizado graças à ideia da Dra. Milene, à Dra. Gabriela que abriu as portas do Ministério do Trabalho para que pudéssemos fazer essa integração e a ACIPI que abraçou a causa de forma sensata. É um momento importante e espero que tenhamos a chance de oferecer mais oportunidades para os jovens em Piracicaba.”

O presidente da ACIPI, Marcelo Delfini Cançado destacou sobre a importância do empresariado dar a primeira oportunidade aos jovens. “Segundo pesquisa do IBGE publicada em janeiro, cerca de 3,7 milhões de jovens em idade para estarem como aprendizes, não conseguem um trabalho, muitas vezes por falta de experiência, que só será adquirida, se ele conseguir uma oportunidade.”

O Instituto Formar atualmente tem parceria com mais de 60 empresas e indústrias do setor privado e atende mais de 500 jovens por ano por meio do Programa de Aprendizagem Profissional com habilitação em Administração, Varejo ou Produção.

Tags: No tags

Comments are closed.