MSB, uma empresa que apoia a aprendizagem e investe em jovens do Instituto Formar

Multinacional coreana instalada em Piracicaba desenvolve jovens em diversos setores da empresa

Juliana Belloti, Taina Vitoria Serafim, Silvio Moraes, Samir de Almeida, Mr. Woontae Jeong, Isabela Marcuz e Maiane Gadotti (Foto: Ozonio Imprensa)

A MSB (Myoung Shin Brasil), multinacional coreana instalada em Piracicaba, importante parceira no desenvolvimento de jovens por meio da aprendizagem profissional, atualmente contrata aprendizes através do Instituto Formar.

A iniciativa da empresa já ajudou a formar dezenas de jovens que foram inseridos no mundo do trabalho pela primeira vez, devido a essa cooperação. A analista de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO), Juliana Belloti reafirma sobre a posição e o compromisso da MSB na transformação profissional e pessoal dos jovens. “Com o Instituto Formar temos uma parceria de sucesso e, se depender do meu trabalho será mais ainda. A nossa meta é desenvolver os aprendizes e, quando terminam os 22 meses, pretendemos efetivá-los em nosso quadro de colaboradores.”, declarou. Ela completa reforçando que a passagem pela multinacional como aprendizes insere-os na cultura da empresa, o que facilita na seleção de novos talentos.

Nesta linha, o gerente de Recursos Humanos da MSB, Silvio Moraes, corrobora com a estratégia da retenção de talentos do Instituto Formar. “Não tenho dúvidas de que a parceria com o Formar é uma fonte de descobrir talentos. Eu, com 39 anos de experiência profissional, sou oriundo do Senai, sou fruto disso. Para mim é olhar ao passado, me vejo nesses jovens que estão chegando e consigo enxergar um futuro brilhante para eles.”

O ex-aprendiz, Samir Wallace de Almeida é um dos exemplos e está recém-contratado na MSB, onde fez a prática da aprendizagem profissional pela instituição. Para ele, passar pelo Instituto Formar foi um grande crescimento pessoal e profissional: “antes do curso no Formar, eu era tímido, e lá eles me ensinaram a me desenvolver, conversar com as pessoas, como trabalhar em equipe. Na empresa aprendi o Excel, paquímetro, fazer Ordens de Serviço, entender sobre as peças e hoje, busco por conhecimento e penso em fazer algum curso de Qualidade.”

Experiência da aprendizagem na cultura organizacional coreana

A contratação dos jovens de acordo com a Lei da Aprendizagem é um fator positivo no Brasil, segundo o Diretor de Recursos Humanos, Mr. Woontae Jeong da MSB. “Na Coreia do Sul tem um projeto parecido com o do Instituto Formar. A lei obrigatória no Brasil gera um bom desenvolvimento tanto para a empresa, como para os jovens. Vejo essa iniciativa como positiva, o que já gerou muitos casos de contratação”, avaliou.

Aos 18 anos de idade e com a sua primeira experiência formal no mundo do trabalho, o aprendiz Hicaro Brito dos Santos atua na MSB há dez meses. “Participar do Instituto Formar, vejo como uma evolução gigantesca, tanto pessoal, como profissional e no futuro, quero estudar e atuar em Marketing de Vendas, área a qual me identifico.”

Na empresa, todos os aprendizes são desenvolvidos dentro dos setores por tutores, além de passarem periodicamente por treinamentos. A analista Juliana ressalta que é importante o comprometimento de cada jovem com as funções que precisam desempenhar nas rotinas do dia a dia. “Não podemos exigir que eles entrem preparados, não é o caso. Eu quero comportamento, o trabalho a gente ensina, mas eles têm que ter interesse, que estar motivados e gostando do que fazem. A cultura aqui é mais exigente, mas eu passo isso a eles como uma oportunidade.”

Na MSB, os aprendizes são considerados fundamentais nos setores e seus processos, com destaque para a convivência harmoniosa entre os jovens vindos do Instituto Formar e os colaboradores. “Os jovens são vistos pelos gestores e, inclusive, alguns deles pedem por mais aprendizes nos setores. Ali eles dão suporte relevante e isso devido ao trabalho em conjunto de desenvolvimento social, humano e que enche o meu coração. Estamos muito felizes com a parceria Formar e MSB”, finaliza Juliana Belloti.

Tags: No tags

Comments are closed.