“O Instituto Formar é a minha base”, diz o empresário e ex-aprendiz Bruno Longatto

Ele relembra os ensinamentos para construir sua trajetória de superação, aprendizado e sucesso profissional

Bruno Longatto é diretor da Gestro, empresa de saúde e segurança do trabalho (Foto: Ozonio Imprensa)

Os primeiros passos da vida profissional no Instituto Formar podem ser determinantes na vida de um jovem. Trilhando este caminho, graças ao sonho de sua mãe em vê-lo integrar a antiga Guarda Mirim, o empresário Bruno Longatto relembra sua jornada com orgulho.

Foi nesse tempo que ele aprendeu valores como responsabilidade, pontualidade e comprometimento, princípios que, segundo ele, seguem sendo a base de sua conduta profissional e contribuíram para a construção de uma carreira sólida no empreendedorismo. “A gente era bem humilde, a minha mãe tinha muita vontade que eu fosse da Guarda Mirim. Eu com 15 anos não sabia o que eu queria da vida, mas sabia que queria trabalhar na área administrativa”, contou.

Bruno praticou a sua aprendizagem de 2009 a 2011 na empresa Stork Prints. “Lá tive a melhor chefe da minha vida, foi a primeira e até hoje me lembro dela, Daniele Buriol, que teve muita paciência e empenho comigo”, lembrou Bruno que na aprendizagem passou pelos setores Comércio Exterior, Comercial e Logística.

Após concluir o Programa de Aprendizagem, Bruno aplicou para o Enem, onde conquistou nota muito boa, mas resolveu fazer a graduação em Administração de Empresas na Faculdade Anhanguera, pelo fato de ser próximo à sua casa, na época.

Experiência do CLT ao Empreendedorismo

Depois concluir a aprendizagem, Bruno Longatto enfrentou a urgência de entrar no mundo do trabalho e conseguiu um estágio na Mobil Lubrificantes. Foi lá que percebeu sua afinidade com a área de Humanas, e não com Exatas, como imaginava. Em seguida, estagiou no setor comercial da Dedini, onde também teve a oportunidade de atuar com contrato após concluir a faculdade. Mais tarde, passou a integrar por dois anos o setor de Relacionamento da Raízen. Depois disso, trabalhou na Bom Peixe, mas foi ali que percebeu que o modelo tradicional de trabalho com carteira assinada (CLT) já não fazia mais sentido para ele.

Movido por sua habilidade de se comunicar, Bruno decidiu alugar um carro e trabalhar como motorista de aplicativo. No primeiro dia, durante a primeira corrida, conheceu o dono de uma clínica ocupacional de São Pedro, que, impressionado com seu perfil, o convidou para trabalhar como representante. No mesmo dia, sofreu um acidente de carro e precisou arcar com o prejuízo, trabalhando até 14 horas por dia para se reerguer financeiramente. Trinta dias depois, iniciou sua trajetória na empresa, onde descobriu que o mundo podia ser muito maior do que imaginava. Foi ali, na Ergo Saúde, que começou a trabalhar como representante, mesmo sem entender muito sobre segurança do trabalho, aprendendo na prática, vendendo e se desenvolvendo.

Com essa vivência, Bruno notou que tinha perfil para empreender. Sua jornada evoluiu para o Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (SECONCI-SP), uma espécie de assistência médica voltada para trabalhadores da construção civil, oferecida pelos empreiteiros como benefício. A partir dessas experiências, ele consolidou sua visão empreendedora e encontrou um caminho profissional que unia propósito, autonomia e crescimento pessoal.

Em 2019, com a chegada da pandemia, Bruno Longatto enfrentou uma nova quebra de expectativa: as restrições dificultaram o trabalho e ele não conseguia atingir suas metas. Novamente, optou por sair da empresa, mas aproveitou o período para ampliar sua rede de contatos, fazendo amizades e conexões com outras empresas da área de segurança do trabalho. Foi então que aceitou um novo desafio, optando por atuar como pessoa jurídica (PJ) em empresa de Medicina Ocupacional. Em apenas um ano, conseguiu mais que dobrar o faturamento da empresa. Percebendo o potencial do negócio e a sinergia com seus objetivos, fez uma proposta e comprou a empresa, que passou a se chamar Gestro (Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho), oferecendo treinamentos completos nas 38 Normas Regulamentadoras (NRs).

Paciência, persistência e foco no futuro

De acordo com Bruno, a vida o levou exatamente aonde ele queria estar. “Sempre procurei abraçar as oportunidades que surgiram, ouvir com atenção o que as pessoas tinham a dizer e aprender com cada experiência. Esse caminho me ensinou a ser menos egoísta e mais proativo, a valorizar cada etapa do processo e entender que tudo tem seu tempo. Aproveitar o momento é fundamental, porque o tempo passa rápido, e as oportunidades nem sempre batem na porta duas vezes.”

Ele ressalta a importância dos estudos para um futuro promissor. “Acredito que, mesmo quando as coisas não acontecem como esperamos, é importante manter a paciência e a persistência. Estudar nunca é demais e cada passo conta na construção do sucesso. Se for preciso mudar de direção, tudo bem, o importante é não desistir. E, olhando para trás, reconheço que o Instituto Formar foi a minha base, o ponto de partida que me preparou para encarar o mundo com coragem, disciplina e determinação.”

Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881)

Contato: 19. 8207.4144 /assessoria@ozoniopropaganda.com.br

Tags: No tags

Comments are closed.