Parceria entre o Instituto Formar e Unimed já formou mais de 500 jovens

Instituição de aprendizagem e cooperativa de saúde trabalham juntas há mais de 20 anos

Isabela Marcuz, Fábio do Amaral Sanches e Maiane Gadotti do Instituto Formar com o presidente da Unimed Piracicaba, Dr. Carlos Joussef (Foto: Ozonio Imprensa)

Uma parceria de 20 anos com o objetivo de transformar a vida de jovens de Piracicaba com a primeira oportunidade no mundo do trabalho. É nesta missão, que o Instituto Formar e a Unimed Piracicaba se empenham fortalecendo o compromisso com a população da cidade.

Atuando dentro das boas práticas cooperativistas, a Unimed Piracicaba exerce papel importante na sociedade local e regional, baseada nos 7 princípios do cooperativismo, onde dois deles aparecem fundamentados nesta parceria: Educação, Formação e Informação, e Interesse pela Comunidade.

Fazendo valer esse papel, o presidente da Unimed Piracicaba, Dr. Carlos Joussef reforça a importância da cooperativismo no mundo. “O associativismo, o mutualismo é o melhor bem social que uma sociedade pode ter. Na Europa o cooperativismo foi muito difundido, faz parte de um percentual muito alto da economia europeia. No Brasil ainda é menor, em torno de 6% da economia é baseada no cooperativismo. No cooperativismo as pessoas podem distribuir o bem de forma equânime. É fundamental essa igualdade na distribuição da renda e do trabalho.”

Com o mesmo objetivo em comum, o Instituto Formar e a Unimed Piracicaba seguem atualmente com cerca de 40 aprendizes, colocando em prática, o conhecimento que está sendo adquirido por meio do Programa de Aprendizagem Profissional em Administração, onde os jovens se dividem nas aulas teóricas na instituição e a prática na cooperativa médica. “Os aprendizes entram na Unimed para aprender e obter conhecimento para que possam sair e ir para o mundo do trabalho. Temos muitos ex-aprendizes que hoje são colaboradores, que entraram com 16 anos e atualmente estão com suas carreiras profissionais encaminhadas, casados e com famílias constituídas”, contou o gerente de Recursos Humanos, Mauro Rontani

Na Unimed, os aprendizem atuam em todas as áreas do hospital, na unidade domiciliar, na sede administrativa, no Pronto Atendimento Infantil (PAI), Health Life, Medicina Preventiva, Corpo e Mente e no departamento Comercial, sempre colocando em prática o conhecimento na área administrativa.

Compromisso com a sociedade

O gerente de Recursos Humanos destacou que a contratação dos jovens do Instituto Formar vai além do simples cumprimento de cotas, pois, a cooperativa tem compromisso com a sociedade e, com essas oportunidades quer contribuir com a transformação social de cada um dos aprendizes. “Nós não contratamos aprendizes pela cota, e sim, para inseri-los no mundo do trabalho, eles são considerados os nossos colaboradores mirins. A cooperativa médica trata de vidas, de gente, a nossa função é que a pessoa adoecida volte a ser saudável. Trazemos esse olhar social também para os aprendizes do Instituto Formar”, declarou.

Além do lado social, o Instituto Formar passou a ser importante na descoberta de novos talentos para a Unimed. “O Formar vem para descobrir novos talentos, preparar, conhecer e trazê-los para nós.Temos diversos colaboradores que iniciaram suas carreiras ainda jovens aprendizes e galgaram suas trajetórias profissionais na cooperativa”, disse Rontani.

O trabalho da instituição de aprendizagem na cidade desde 1966, foi destacado por Mauro Rontani. “Conheço o Instituto Formar há mais de 50 anos, tive diversos amigos que passaram por lá, ainda na época da Guarda-Mirim, e são pessoas de destaque, de sucesso. O Formar tem um trabalho fundamental e primordial junto a sociedade piracicabana na busca do jovem em situação de vulnerabilidade social, trabalhar e capacitá-los, e não apenas arrumar vaga, e sim ajudá-los a ter um caminho digno.”

A parceria duradoura entre a entidade e a cooperativa que já formou e inseriu mais de 500 jovens no mundo do trabalho, mostra o comprometimento e o exemplo da missão convergente com um único objetivo: dar dignidade e trabalho para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Tags: No tags

Comments are closed.