Distribuidora de produtos farmacêuticos aposta na aprendizagem para transformar a história dos jovens
Thais Carioca Caetano, Deyvid Lucas Albuquerque, Guilherme da Silva Ortega, Cristiane Navarro Castro e Nathally Gabrielly de Lara Souza (Foto: Ozonio Imprensa)
A Samapi Distribuidora de Produtos Farmacêuticos e o Instituto Formar trilham juntos pelo caminho da aprendizagem profissional há seis anos.
Desde o início, já passaram 14 aprendizes pela empresa de Piracicaba, que atua em mais de 600 cidades em todo o Estado de São Paulo.
A empresa não é grande apenas em seu porte, mas também no acolhimento e dedicação aos jovens vindos do Instituto Formar, que durante o contrato, dividem-se entre as aulas teóricas na instituição e a prática atuando na área administrativa da distribuidora.
O aprendizado na empresa é destacado pela coordenadora de Recursos Humanos da Samapi, Cristina Araujo Navarro Castro como fundamental para o crescimento profissional dos jovens. “Atualmente trabalhamos com três aprendizes que nos auxiliam na área de Logística, na reposição e controle de estoque, no suporte à Recepção e no departamento de Compras. “Já estamos na quarta turma de jovens do Formar em nossa empresa”, disse.
Teoria e prática em sintonia
Conquistar uma vaga no Instituto Formar é o primeiro passo para adolescentes e jovens ingressarem no mundo do trabalho. O viés principal da instituição é dar oportunidade para o público em situação de vulnerabilidade e/ou risco social.
“Para um jovem com pouca orientação ou formação, a condição fica ainda mais complicada, por isso, é importante a parceria com o Instituto Formar, que prepara o jovem para que ele venha para o mundo do trabalho com orientação e formação dos cursos”, disse a coordenadora.
No ambiente corporativo e no programa de aprendizagem, os jovens aprendem noções de carreira e também podem se inspirar em outros profissionais. “Na Samapi temos a cultura do acolhimento e quando percebemos o interesse do jovem, oferecemos orientação de carreira. Conviver com eles é um aprendizado para nós também”, declarou Cristiane.
A primeira oportunidade
“O programa de aprendizagem é uma possibilidade de transformar a vida, mudar o rumo de uma história que talvez não tenha começado com a estrutura que deveria, com os cuidados básicos que uma criança ou adolescente deveriam ter”, pontou a coordenadora Cristiane Castro.
Atualmente, três ex-aprendizes atuam como colaboradores efetivos na Samapi:
Bruno Guilherme dos Santos e Lucas Luan Lopes da Silva na área de Operações e Gabriele Axssaelle de Campos no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). “Se o jovem entender o que é uma empresa, aprimorar o seu comportamento e sua carreira, ele vai aproveitar muito o programa de aprendizagem”, disse Cristina.
Na rotina atual da empresa, os aprendizes Deyvid Lucas Albuquerque, Guilherme da Silva Ortega e Nathally Gabrielly de Lara Souza praticam na Samapi as habilidades e competências orientadas em sala de aula.