INSTITUCIONAL

Quem somos

O Instituto Formar

O Instituto Formar oferece aos adolescentes atendidos assistência integral, além de acompanhamento pedagógico, psicológico, alimentação, projetos culturais e a oportunidade de participarem do programa socioeducativo profissionalizante na área administrativa ou varejista com grade curricular validada pelo Ministério da Economia.

instituto-formar

Compromisso com a ética

Nossa Missão, Visão e Valores

O Instituto Formar é uma entidade que tem o compromisso com a ética e com o profissionalismo.

missao65x65

Missão

Desenvolver o adolescente em situação de vulnerabilidade para a vida, através de ações sócio-educativas e formação profissional.

visao65x65

Visão

Ser entidade referência em aprendizagem profissional, considerando sua finalidade social.

valores65x65

Valores

Comprometimento, Disciplina, Inovação e crescimento autossustentável, Integridade e conduta ética, Responsabilidade social, Trabalho em equipe, Transparência.

equipe-formar

Equipe

A nossa equipe

O Instituto Formar conta com 50 colaboradores, entre funcionários contratados, prestadores de serviço e voluntários com formação de nível técnico, superior e especialização em áreas relacionadas ao trabalho que desenvolvem. O corpo docente tem formação nas áreas específicas com habilidades e competências para desenvolver a prática pedagógica no programa de aprendizagem, na formação político-cidadã e na Expressão Cultural. A Equipe Técnica, composta por assistentes sociais, psicólogos e pedagogas, desenvolve atividades interdisciplinares em conjunto com os demais setores da instituição.

Equipe

Diretoria

A Diretoria do Instituto Formar é composta por voluntários que dedicam tempo e carinho à instituição. A gestão atual é composta da seguinte forma

estrutura

Estrutura

Nossa estrutura

A sede própria do Instituto Formar foi inaugurada em 2011, ao lado do Terminal de Integração do Piracicamirim, na rua Gonçalves Dias, 721 e é composta por:

Certificação

Nossas certificações

Para manter um Programa de Aprendizagem as entidades de assistência educação profissional ao adolescente devem se inscrever no Cadastro Nacional de Aprendizagem (Decreto Federal nº 5.598/2005) e ter curso analisado e validado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

• Utilidade Pública Estadual
• Registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
• Registro no Conselho Municipal de Assistência Social
• Registro no CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social)
• Reconhecimento como entidade beneficente de Assistência Social
• Registro no Conselho Municipal de Cultura

• Inscrito e validado no Cadastro Nacional de Aprendizagem – consulta pública www.gov.br
• Inscrito e validado no CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente)

certificate
formacao

Responsabilidade Social

Formação de Cidadãos

O Instituto Formar tem por objetivo criar oportunidades e oferecer formação ao jovem através de qualificação e inserção no mundo do trabalho, auxiliando nos primeiros passos para a vida profissional e pessoal, proporcionando habilidades por meio de um plano de ação adequado que traduz as demandas do cenário profissional.

A entidade preocupa-se também com a formação do jovem enquanto cidadão responsável, capaz de transformar e refletir sobre o meio em que vive, provocando mudanças para uma sociedade mais justa e igualitária, na qual todos tenham acesso aos recursos mínimos de educação, saúde e trabalho, cientes de direitos e deveres.