Solpack aposta em talentos vindos do Instituto Formar

Fábrica em Rio das Pedras conta com oito jovens da aprendizagem profissional

Natan de Souza Gonçalves, a analista de RH Karen Santos, Eliane Eduarda da Silva e Lorena Taina Corrêa (Foto: Ozonio Imprensa)

A Solpack Embalagens Especiais, fábrica localizada em Rio das Pedras é uma sólida parceira do Instituto Formar.

Considerada um modelo na aplicação das ações que contemplam o ESG – sigla em inglês que significa Environment, Social, Governance (Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança), a fábrica adota políticas sociais que contribuem para transformar a comunidade interna (colaboradores) e também externa.

A contratação de aprendizes do Instituto Formar está no DNA da empresa que tem como prática o olhar humano para cada colaborador ou aprendiz. Em conversa com a analista de Recursos Humanos, Karen Santos, fica explícita a posição da organização em apostar nos novos talentos vindos do Instituto Formar. “Na Solpack, não há distinção entre quem é funcionário ou aprendiz. Eles são como se fossem funcionários efetivos, observados apenas os riscos e cuidados inerentes ao trabalho do aprendiz. É importante esse tratamento, pois desta forma, eles têm contato com toda a rotina, assim que entram no mundo do trabalho.”

Aprendizagem na prática

Atualmente, oito aprendizes do Programa de Aprendizagem Profissional em Administração são destinados para as áreas de Recursos Humanos, Comercial, Marketing, Mecânica, Compras e Tecnologia da Informação (TI). Nessas posições, os jovens colaboram nos arquivos, distribuição de documentos pela empresa, suporte nas ações sociais que fazem com a Prefeitura de Piracicaba, Sesc Piracicaba e EMEF Profa. Maria Apparecida de Aguiar Degaspari de Rio das Pedras, auxiliam em cadastro e pré-atendimentos, comunicação interna, entre outras funções de suporte às áreas.

“Os nossos aprendizes são muito dedicados, interessados e querem aprender. Tanto que temos um bom histórico de efetivação dos aprendizes. Para nós, é mais fácil dar oportunidade para eles que já conhecem a rotina da empresa, em vez de procurar outros candidatos”, disse a analista, Karen.

De acordo com Karen, os aprendizes devem estar preparados para tudo e de peito aberto para o mundo do trabalho. “Tudo é aprendizado, o jovem não vai sair do Instituto Formar sem conhecimento nenhum. É preciso encarar as oportunidades, mostrar interesse, opinar, dar ideias, fazer a diferença e ser proativo”.

Empresa inovadora

A inovação da fábrica na Solpack não está apenas nas máquinas com a mais alta tecnologia na fabricação de embalagens para hortifrúti, telas de sombreamento para o agronegócio, estacionamento e design, mas sim na importância e preocupação pela qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores, incluindo  os aprendizes.

A organização é uma das primeiras do Estado de São Paulo a adotar redução de jornada de 8 para 6 horas, sem readequação salarial, em todos os turnos da fábrica e da área administrativa.

Segundo Karen, o novo perfil de trabalho foi testado durante a pandemia de Covid-19, com a  ideia de ter os colaboradores por menos tempo na fábrica para se cuidarem. “O novo formato começou a dar certo, a qualidade de vida dos colaboradores melhorou e a produtividade aumentou em 25%”, contou.

Com este perfil e com o incentivo e aposta na aprendizagem profissional, a Solpack é considerada uma das grandes parceiras do Instituto Formar caminhando e mudando histórias de vida.

Tags: No tags

Comments are closed.