Turma coleta lixo às margens do Rio Piracicaba

Na manhã desta terça, dia 11, o Instituto Formar levou uma turma de alunos da disciplina Participação Social e Sustentabilidade para as margens do Rio Piracicaba.
 
Mais de 60 alunos participaram da ação socioambiental que coletou e identificou os tipos de lixos existentes no local. Sob a orientação do professor Rafael Jó Girão, os jovens percorreram o trecho entre a Ponte Pênsil e a Passarela Estaiada. “A proposta é tirar um documento com soluções para amenizar a poluição das margens e de todo meio ambiente que envolve o descarte de lixo pela população local e turistas”, disse o professor.
 
A ideia da coleta partiu de alunos da disciplina. Daiane Guabiroba e Kettylin Birollo são integrantes do grupo que propôs a atividade. “Pensamos em coletar lixo deste local porque é o lugar onde os turistas visitam e também pela questão da preservação do rio e do meio ambiente”, disseram.
 
No percurso, os alunos encontraram centenas de tipos de objetos deixados por toda a margem do rio. Entre os materiais, garrafas pet e de vidro, plásticos, embalagens, palitos de sorvete, cigarro, preservativos, sapatos, tênis, papelão, isopor, entre outros.
 
Ao final da ação, o professor e os alunos fizeram um levantamento da quantidade de tipos de objetos encontrados e conversaram sobre algumas propostas de melhorias como a colocação de mais lixeiras, cinzeiros, novas placas, ações de conscientização e sensibilização da população, fiscalização mais severa e até aplicação de multa para indivíduos que descartarem lixo na área do Rio Piracicaba.
 
Os alunos que participaram da atividade fizeram uso dos equipamentos de proteção e coletaram lixo nos locais sem risco, acompanhados por equipe de colaboradores da instituição.
 
Fotos: Ozonio Imprensa
 

Tags: No tags

Comments are closed.