Alunos conhecem a Câmara dos Vereadores

 

Na tarde de terça, 19, os alunos do Treinamento de Habilidades Básicas do Instituto Formar visitaram a Câmara dos Vereadores de Piracicaba.
A atividade faz parte do “Projeto Conheça o Legislativo”, de autoria do atual presidente da Câmara, João Manoel dos Santos.
Este ano o instituto foi convidado pelo vereador Gilmar Rotta que deu as boas vindas aos alunos no Salão Nobre Prof. Helly de Campos Melges.
Gilmar Rotta contou que tinha apenas 17 anos quando, em meados da década de 80, começou a trabalhar na Câmara. Funcionário da Casa e, depois, chefe de gabinete do ex-vereador Walter Ferreira da Silva, o Pira, ele adquiriu a vivência que o levou a ser, em sua primeira disputa a uma cadeira no Legislativo piracicabano, o 10º parlamentar mais votado da cidade nas eleições de 2012.
Segundo a psicóloga da entidade, Ariane Zem, 65 alunos participaram da atividade onde tiveram palestras com os professores Fabio Bragança, Bruno Didoné de Oliveira e Sandro Silveira.
O professor e historiador Fabio Bragança mostrou a história de Piracicaba e a importância do legislativo. Do departamento Jurídico da Câmara, Bruno de Oliveira explicou ao público a separação dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. 
O professor Sandro Silveira, do Departamento Legislativo conversou com os alunos sobre as leis do município e as principais incumbências dos vereadores, “Toda lei tem um objetivo claro e um alcance social, sendo assim, quanto mais organizada, maior harmonia existe entre a sociedade”.
No final, os alunos participaram de uma simulação de reunião ordinária, onde representaram os 23 vereadores e debateram sobre a questão do Bullying – termo que se refere a todas as formas agressivas verbais ou físicas – em ambiente escolar com o objetivo de exercitar a cidadania e sentir a importância de legislar como um vereador.
Todos os participantes receberam certificado da Câmara dos Vereadores pela participação neste importante projeto.
 

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment