Aprendizes assistem palestra sobre Democracia e Política

O cientista político, Humberto Dantas apresentou no último sábado (8), a palestra “Democracia e Política” para aprendizes do Instituto Formar.

Mestre e doutor em Ciências Políticas pela USP, Humberto Dantas atua como professor universitário e pesquisador desde 1999 na Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa). Na FIPE/USP e na FESP/SP coordena cursos de pós-graduação.

O palestrante conversou com os adolescentes e jovens sobre a importância e como a política está inserida no cotidiano de todos os cidadãos, “Entender de política pode transformar sua vida”, disse.

Dantas aproximou os aprendizes ao tema falando sobre educação e trabalho – principais linhas de trabalho do instituto.

Os objetivos educacionais, profissionais e a alta velocidade de transformação da juventude são pontos de constante preocupação da sociedade e, principalmente a falta de cultura política foram as adversidades apontadas pelo cientista político.

Despertar nos adolescentes a vontade de participação em movimentos sociais e políticos de forma voluntária e revolucionar o seu meio dentro da lógica democrática estabelecendo ações conjuntas foram estratégias destacadas pelo palestrante. Esses fatores estão previstos no estatuto social do Instituto Formar, que prima por contribuir com a formação político-cidadã, desenvolvendo, resgatando e fortalecendo o protagonismo por meio da reflexão crítica permanente como condição de crescimento pessoal e construção da autonomia para o convívio social, embasada nos princípios da ética, da dignidade e da liberdade.

Dantas falou também de eleições e, principalmente sobre o voto direto e seu significado para transformação do seu município, estado e nação.

Ao longo dos últimos anos, Dantas atuou em mais de 160 cursos de formação política como professor ou coordenador, ministrados por meio de ONGs ou institutos. Mas, para ele, a escola deveria ser o principal motor para a formação cidadã dos alunos. “Refletir em sala de aula para a vida em sociedade, investir no saber com qualidade de cultura política e de cultura nacional seria algo muito razoável”.

A atividade foi realizada no auditório da Faculdade Anhanguera Educacional e teve acompanhamento do presidente do Instituto Formar, José Sérgio de Fávari e dos diretores Nancy Thame, Bruno Prata e o conselheiro fiscal Samuel Martins Camargo.

 

 

Assessoria de Imprensa: Jornalista responsável – Luciana Corrêa (MTB 31881)

Telefone: (19) 3402-5573

E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br

 

 

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment