Aprendizes participam de atividades do Setembro Verde

Encontros, debates, palestras e gincanas fazem parte da programação

 

Os aprendizes do Instituto Formar participaram de diversas atividades relacionadas ao Setembro Verde – Semana de Luta pela Inclusão Social da Pessoa com deficiência.

 

Na segunda-feira, dia 16, os jovens estiveram no evento “Experimentando as Diferenças”, realizado pelo Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (Comdef) no Sindicato dos Metalúrgicos.

 

Com a participação de diversas instituições, associações e escolas da cidade, os aprendizes tiveram a oportunidade de vivenciar as dificuldades enfrentadas no cotidiano das pessoas com deficiência física, auditiva e visual, através de gincanas e atividades físicas e sensoriais.

 

A presidente do Conselho Municipal da Pessoa com deficiência (Comdef), Leticia Perez Françoso comentou que a proposta do evento é fazer com que os alunos vivenciem a experiência de uma pessoa com deficiência no dia a dia. “É um momento de criarmos empatia nos alunos e formar pessoas para que tenham engajamento e percepção frente às pessoas com deficiência e ter a noção de como as nossas ações podem impactar para ajudar o próximo”.

 

Seguindo o calendário do Setembro Verde, o Instituto Formar também participou do 1º Seminário Municipal sobre Inclusão da Pessoa com Deficiência, realizado na Câmara de Vereadores de Piracicaba, no dia 18 de setembro.

 

O evento trouxe palestras e debates sobre os principais desafios das pessoas com deficiência. De acordo com o presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (CEAPcD), Francisco Nuncio Cerignoni a ideia é levantar os desafios que as pessoas com deficiência encontram no cotidiano. “Para que haja inclusão, um dos principais desafios é acessibilidade, não apenas com eliminação de barreiras arquitetônicas, e sim entendida como a eliminação de todas as barreiras e a principal é a atitudinal. Temos que caminhar para eliminar essas atitudes de repúdio, rechaço, isolamento e preconceito com as pessoas com deficiência”, declarou.

 

Nesta sexta-feira, dia 20, haverá Caminhada pela Inclusão, com concentração às 9 horas em frente ao Mercado Municipal, no Centro de Piracicaba.

 

 

 

Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881)

Telefone: (19) 2534-9520

E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br

 

 

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment