Aprendizes prestigiam exposição no Sesc Piracicaba

A história e a evolução dos impressos preservada por colecionadores e pelo Museu Paulista viraram a exposição “Papéis Efêmeros: memórias gráficas do cotidiano”, promovida pelo Sesc Piracicaba.

 

Com curadoria de Chico Homem de Melo e Solange Ferraz de Lima, a exposição traz aos visitantes as técnicas de impressão e reprodução de convites, manuais, livros, cartilhas de alfabetização, cardápios, carimbos, rótulos e embalagens que fazem parte do cotidiano.

 

A riqueza nos detalhes desta evolução gráfica foi conferida por aprendizes do Instituto Formar que prestigiaram a exposição no dia 24 de julho. “Achei interessante como eram feitas as impressões antigamente, bem diferente da tecnologia que temos hoje.Gostei muito dos rótulos, livros de receitas e de muitas outras técnicas que eram utilizadas”, disse o aprendiz, Guilherme Soares Antonio.

 

Para a aprendiz Laura Isabel Maia de Almeida, “o que me surpreendeu é como eram feitas as colagens, as pedras com óleo e as embalagens, além das vestimentas de antigamente”, expressou.

 

Os aprendizes passaram pelos módulos temáticos Cultura, Educação e Consumo e dois módulos que apresentam as técnicas tradicionais de impressão e como os papéis efêmeros serviram de inspiração para o design contemporâneo.

 

Ao final da exposição, os aprendizes participaram de oficina de estêncil – uma técnica de pintura usada para aplicar um desenho ou ilustração que pode representar letras, frases, números, símbolos, através da aplicação de tinta, aerossol em tecido ou papel.

 

 

 

Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881)

Telefone: (19) 2534-9503 / 99706-7630

E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br

 

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment