Aprendizes têm aula sobre consumo consciente

O consumo consciente aliado à sustentabilidade foi o mote principal da disciplina “Educação para o Consumo” aplicada aos aprendizes do Instituto Formar.
 
O conteúdo das aulas abrangeu temas importantes do dia a dia em relação ao consumo de bens essenciais para a sobrevivência e de produtos supérfluos. A responsabilidade em adquirir um produto, a durabilidade e o consumismo desenfreado estão ligados à economia e às questões que afetam diretamente o meio ambiente. “Entre os assuntos, mostramos aos alunos a diferença entre consumo e consumismo”, pontuou a professora Natalia Scarazzatte.
 
Na aula realizada na sexta-feira, dia 27, os aprendizes formaram grupos e trouxeram de casa todos os artigos para transformar peças de roupas antigas em novos e modernos looks. “Queremos dar uma cara nova para uma blusa, por isso, vamos aplicar paetês no formato de uma cauda de sereia na frente. Tenho o costume de customizar peças em casa, já fiz bermudas, camisetas e gosto muito dessa ideia, pois, uma roupa que poderia ir para o lixo, a gente reutiliza e ainda economiza”, disse o aprendiz Pedro Pilão.
 
Criatividade não faltou no grupo da aprendiz Ana Carolina Verdoodt, onde uma camiseta foi transformada em bandana e, uma simples calça jeans ganhou pedrarias e rasgos no estilo destroyed. “Gosto muito do que envolve sustentabilidade, moda e economia. Estar na moda nem sempre é comprar coisas novas e sim, reutilizar e deixar uma peça com novo visual”, contou.
 
Adotar os cinco R’s no cotidiano, pode ser uma alternativa para ter uma vida sem exageros de consumo e financeiro:
 
Repensar: repensar os hábitos de consumo e descarte; pense antes de consumir e depois do consumo, pratique a coleta seletiva, jogando fora apenas o que não for reutilizável ou reciclável.
 
Recusar: recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde; além disso, evite o excesso de embalagens, principalmente não recicláveis e descartáveis.
 
Reduzir: reduzir o consumo desnecessário, dando preferência àqueles com maior durabilidade; adotar a prática do refil; levar sua sacola às compras e preferir produtos a granel; editar textos na tela do computador e evitar a cópia ou impressão.
 
Reutilizar: reutilizar e recuperar ao máximo antes de descartar. Dicas: utilize os dois lados da folha de papel e monte blocos de papel rascunho; doe objetos que possam servir a outras pessoas. 
 
Reciclar: pratique os quatro primeiros R’s e, o que restar, separe para a coleta seletiva. A reciclagem promove benefícios ambientais, sociais e econômicos.
 
 
Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881) 
Telefone: (19) 3402-5573 
 

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment