Audiência Pública discute a importância de contratações pela Lei de Aprendizagem

A erradicação do trabalho infantil e a oferta de vagas em programas de aprendizagem serão temas de audiência pública a ser realizada no dia 5 de maio, às 13h30, em Campinas. Promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Ministério Público do Trabalho e Ministério do Trabalho e Previdência Social. A audiência reunirá magistrados, procuradores do trabalho, auditores-fiscais do trabalho, empresários e representantes da sociedade civil.
 
O evento em Campinas integra uma série de debates que será realizada de 2 a 6 de maio, em todo o Brasil, nas sedes dos Tribunais Regionais do Trabalho, como parte das ações concebidas pela Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção ao Trabalho Decente do Adolescente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho. Serão convocadas as 300 maiores empresas descumpridoras da Lei de Aprendizagem Nº 10.097/2000, que estabelece a obrigatoriedade de empresas de médio e de grande porta contratarem aprendizes.
 
Durante a audiência pública em Campinas serão debatidas as políticas públicas existentes com objetivo de ofertar vagas em programas de aprendizagem. Também estão na pauta de debates outros temas relacionados ao cumprimento da Lei de Aprendizagem.
 
Em Piracicaba, o Instituto Formar de Aprendizagem Profissional, atua com mais de 500 adolescentes com o objetivo de formar cidadãos e também de oferecer a primeira oportunidade no mundo do trabalho. Segundo o gerente administrativo da instituição, Fábio do Amaral Sanches, essa audiência reforça a necessidade da expansão e abertura de oportunidades para jovens, como os aprendizes do Instituto Formar.
 
“Piracicaba é uma das cidades brasileiras que pode contar com organizações sérias como o Instituto Formar. São 50 anos transformando e direcionando vidas de adolescentes que aproveitam esta chance para mudarem suas realidades”, disse Fábio.  
 
O movimento tem o objetivo de sensibilizar famílias, sociedade e Estado para a necessidade de garantir o direito à profissionalização de adolescentes e jovens e o efetivo cumprimento da Lei de Aprendizagem. 
 
Números: De acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, realizada em 2014 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), havia 3,3 milhões de crianças e adolescentes de cinco a 17 anos trabalhando ilegalmente no Brasil. Desse total, pelo menos 2,78 milhões possuem de 14 a 17 anos e poderiam estar em um programa de aprendizagem.
 
Como participar?
 
Os interessados em participar devem escrever para o e-mail audienciapublica@trt15.jus.br, informando o nome completo. As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas. A audiência será realizada no auditório do Plenário do TRT15, localizado na Rua Barão de Jaguara, 901, 3º andar.
 
 
Fonte: Portal do TRT
 
Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881) 
Telefone: (19) 3402-5573 
E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment