Depois que entrei na Guarda Mirim tudo começou a mudar em minha vida, relata ex-aprendiz

O ex-aprendiz Samuel dos Santos Silva, passou pelo Instituto Formar entre os anos 2003 e 2005. Antes de chegar à instituição, o jovem hoje com 30 anos, ao lado da família, passou a infância e a pré-adolescência com muitas dificuldades.
 
Nascido em Grandes Rios, no Paraná, Samuel chegou em Piracicaba aos oito anos de idade, onde os pais vieram em busca de uma vida melhor. 
 
Na época, a família veio morar com a avó no distrito de Artemis, onde ali, o garoto já despertava interesse em ajudar a família.  Por iniciativa própria, Samuel, ainda criança aos nove anos, começou a vender verduras de porta em porta, depois tornou-se sorveteiro, catador de recicláveis, servente de pedreiro e entregador de panfletos. “Lembro da primeira vez que consegui juntar dinheiro para comprar minha própria roupa, isso é muito marcante para mim”, conta o ex-aprendiz.
 
Primogênito de quatro filhos, Samuel sempre acreditou em um futuro melhor e jamais desistiu de lutar por uma vida melhor para ele e sua família. Foi quando o garoto observava seu amigo, Ronei, de uniforme da Guarda Mirim. “Achava aquele uniforme azul bonito, me interessei e meu amigo me avisou quando haviam as inscrições, fiz a prova e passei, foi ali que tudo começou a mudar em minha vida”, disse.
 
Durante o período de aprendizagem, Samuel trabalhou na Mefsa, onde sua função era entregar correspondências entre os departamentos. “Durante esse tempo, tinha medo de não ser efetivado e, por isso, fazia diversos cursos como Desenho Mecânico, Informática e de Auxiliar Administrativo”, explica.
 
Aos 18 anos, conquistou a efetivação na Mefsa e, foi quando descobriu sua vocação por Desenho Mecânico e começou sua dedicação por cursos profissionalizantes. Em 2009, Samuel começava a trilhar seu caminho na área acadêmica quando ingressou no curso de Engenharia Mecânica na EEP. “Meu sonho era fazer o curso na Unicamp, onde passei na primeira fase do vestibular, mas para estudar em Campinas, seria mais difícil pois o curso era em tempo integral e eu tinha que trabalhar para ajudar minha família. Foi quando os diretores da Mefsa me ofereceram para pagar integralmente as mensalidades da faculdade”. 
 
Os sonhos de Samuel estavam apenas começando. Após três anos de graduação, em 2012 veio a chance de trabalhar na Caterpillar. “Tinha o sonho de ser um executivo. Na Mefsa seria mais difícil e em uma multinacional eu tinha mais possibilidades”. Mais tarde, o jovem, projetava sua carreira em mestrado em universidade pública e MBA no exterior.
 
No ano passado, Samuel desligou-se da Caterpillar para trilhar um caminho rumo à conquista do seu maior sonho. “Me dedico integralmente ao mestrado em Engenharia Mecânica na Unicamp, aulas intensivas de inglês para estar preparado em 2018 para a prova mais difícil da minha vida para fazer MBA nos Estados Unidos”.
 
O único da família a ter ensino superior, Samuel Silva conta que o Instituto Formar fez toda a diferença em sua vida pessoal e profissional. “O instituto é um lugar que acolhe o jovem que não teve oportunidade e que veio de uma classe social desfavorecida. É uma nova visão de mundo que você tem e esse ambiente permite que o jovem cresça e se desenvolva como pessoa. Antes eu era um trabalhador braçal e nem conhecia como funcionava uma empresa”.
 
Samuel acredita que a equipe do Instituto Formar pode transformar a vida dos jovens. Se o adolescente tem objetivo na vida e acredita que pode mudar sua condição e da sua família, o Formar é o lugar certo.
 
 
Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881) 
Telefone: (19) 3402-5573 
E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br
 

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment