Formar: uma oportunidade para a vida, diz ex-aprendiz e professor do Sest/Senat

Nascido numa família humilde, Danilo Telles é o caçula de dois irmãos que também passaram pelo Instituto Formar.

Funcionários públicos, os pais passaram por muitas dificuldades com os três filhos pequenos. Danilo lembrou que os irmãos mais velhos sofreram muito mais com a realidade em que viviam na época, “Meus irmãos chegaram a passar fome, chovia dentro da nossa casa, mas como sou caçula para mim foi mais fácil, pois quando nasci, meus pais já estavam em melhores condições financeiras”, contou.

Em 1995 Danilo ingressou no Instituto Formar onde, aos 14 anos, iniciou em seu primeiro emprego, “Passei por todos os setores da Caterpillar e lá é um lugar onde aprendi muito do que sei”, lembrou.

Danilo Telles continuou nos estudos e, em 1997, ingressou no Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) ainda como aprendiz e, para ele, foi um grande aprendizado, “Comecei no setor administrativo onde eu desempenhava diversas funções como atendimento ao cliente, telefonista e fazia toda a parte burocrática no setor”. Ele comentou que nos últimos seis meses trabalhou também no setor de ligação de água.

Segundo Danilo, na época em que era aprendiz, o que foi marcante eram os desfiles de 7 de setembro, “Era nessa atividade que reencontrávamos todos os amigos do instituto e era um dos raros momentos que isso acontecia durante o ano”, disse.

Quando saiu do Instituto Formar, Danilo teve sua carteira de trabalho assinada pela primeira vez como auxiliar de escritório, na Infratécnica.

A experiência profissional na área administrativa e o objetivo de conquistar um cargo público fez Danilo passar por várias empresas e funções diferentes. De 2001 a 2006, o ex-aprendiz exerceu cargo de vendedor, caixa de supermercado e também na área administrativa em agências de automóveis, onde ali despertou seu talento para a área de transportes, “Em 2006 fiz curso para instrutor de autoescola e ministrava aulas teóricas a noite no curso do Centro de Formação de Condutores (CFC)”.

Entre aulas teóricas e práticas em autoescola, Danilo Telles prestou concurso para lecionar no Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte – Sest/Senat, onde desde janeiro deste ano, atua como professor e instrutor na unidade em Rio Claro e, agora em Piracicaba.

Danilo Telles declara que o Instituto Formar foi uma porta de entrada para o futuro, “Foi nesse período que abri a minha cabeça para o mundo do trabalho e o instituto me deu um norte, ali eu aprendi a ter disciplina, respeito e ajudar ao próximo”.

Para Danilo os sonhos só estão começando. Em 2014 ele começa a graduação em Gestão Pública, “Quero ser assessor parlamentar”, conta.

Ele aconselha os aprendizes a nunca perderem o foco do que querem fazer na vida e jamais deixar de persistir, perseverar e sempre ter humildade em qualquer função que exerça, “Ingressar no Instituto Formar é uma oportunidade para a vida, tem que agarrar esta chance com unhas e dentes e ir até o final”.

 

Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881)

Telefone: (19) 3402-5573

E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment