Futebol é tema de Café Filosófico

O Instituto Formar promoveu na manhã da última terça-feira, 31, um bate-papo sobre futebol com Lucas Maglioli, graduado em História pela Unimep e pós-graduado em Gestão Cultural pelo SENAC e atualmente é o historiador responsável pelo Memorial do Empreendorismo da ACIPI. A atividade faz parte da programação do Café Filosófico do mês de julho.  

 

Lucas destacou alguns pontos principais dentro do mundo do futebol, como: história oficial, desconstrução da história, futebol da elite e do povo, a origem dos clubes e a relevância dos imigrantes da época. Além disso, o historiador apresentou a evolução histórica do futebol em nosso país, através da narrativa de Charles William Miller que é considerado como um dos grandes propagadores do futebol no Brasil. 

 

Posteriormente, Maglioli ressaltou as contribuições de Rui Barbosa, um dos primeiros pensadores a defender o esporte, para a popularização do futebol em nível nacional, pois era a favor de uma Reforma no Ensino Primário e visava que a ginástica fosse oferecida para todos os sexos. “O futebol foi um dos primeiros esportes de modalidade coletiva a se realçar”, conta. Anteriormente, destacava somente os esportes individuais, como: regata, hipismo e tênis. 

 

Para finalizar o bate-papo descontraído, o mediador falou um pouco sobre a influência da mídia e das redes sociais no desempenho dos jogadores atualmente, as diferenças no futebol para a equipe feminina e a importância do coletivo e da prática de algum esporte na vida dos jovens. “O futebol de hoje não traz o reflexo de toda uma sociedade. O Brasil tem muito mais com o que contribuir com o esporte, mas nem sempre isso é explorado da maneira correta e como deve ser feito”, afirma.

 

De acordo com uma das organizadoras do evento, Simone Castro, é importante trazer reflexões históricas sobre o futebol aos aprendizes, pois se trata do esporte coletivo mais popular no país, que é o responsável por mobilizar milhares de pessoas de diferentes classes e faixas etárias, podendo despertar paixões coletivas. “Acredito que o futebol é um fenômeno significativo da cultura no Brasil, que pode promover discussões sobre igualdade de oportunidades, respeito, trabalho em equipe e assimilação de regras. Além disso, recentemente, vivenciamos a Copa do Mundo, o maior evento esportivo, portanto, é importante explanar o tema dentro de uma perspectiva histórica, trazendo sua evolução até os dias de hoje”, finaliza a coordenadora pedagógica do Formar.

 

 

Cobertura de fotos: https://www.flickr.com/photos/101916412@N07/albums/72157698075189871 

 

Assessoria de Imprensa: Thais Campos / Ozonio Imprensa 

Telefone: (19) 3402-5573 

E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment