Grupo de Diálogo debate, novas formas de educar

 
As novas estruturas familiares e a dificuldade de educar um filho nos dias atuais são questões que permeiam o cotidiano de muitas famílias.
 
Nesta linha, o Instituto Formar promove mensalmente o Grupo de Diálogo especialmente para os pais e responsáveis, para debater e tocar em assuntos que, muitas vezes, dificultam a relação entre pais/avós e filhos.
 
O encontro sob o tema “Novas formas de educar” foi realizado na segunda, dia 24, com a presença de Leopoldo e Ana Maria Stenico, da Escola de Pais do Brasil – seccional Piracicaba.
 
De acordo com Leopoldo, o objetivo da palestra e da Escola de Pais é auxiliar as famílias em relação à educação dos filhos. “Observamos que falta convivência entre os pais e filhos, pois muita gente transforma um lar em pensão. Outro ponto importante que sempre falamos é de os pais serem exemplos, afinal, a criança aprende muito mais com o que ela vê, do que pelo que ouve”, explica.
 
Entre os assuntos debatidos, destacam-se a conscientização e a responsabilidade dos pais para a educação dos filhos; a escola como reforço à educação; preparar os filhos para um mundo de constantes mudanças; transmitir conhecimentos básicos e experiências que também ajudam na boa convivência.
 
Para os membros da Escola de Pais, a sociedade moderna deve olhar para a educação à moda antiga. “Até mesmo as brincadeiras infantis nos ensinavam o que é perder, ganhar, partilhar, trabalhar em conjunto e hoje, infelizmente, as crianças ficam na frente da tv, games e da internet, o que dificulta ainda mais na educação dos filhos”, explicou Leopoldo Stenico.
 
Influências do ambiente do trabalho, do estresse do cotidiano, dos dias difíceis também foram apontados como grande causador de falta de entendimento entre pais e filhos. “Os centros urbanos, pessoas estressadas, rotina cansativa, tudo isso interfere no comportamento dos pais em relação aos filhos”, analisa. Por isso, a educação dos filhos deve ser feita com consciência, responsabilidade, paciência para que eles possam chegar na idade adulta com estrutura emocional para enfrentar a vida. 
 
O próximo Grupo de Diálogo será no dia 28 de novembro, às 18h30, com o tema “Independência Assistida”, na sede do Instituto Formar. A entrada é franca.
 
 
Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881) 
Telefone: (19) 3402-5573 
E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment