Instituto Formar divulga regras para admissão na Banda Musical

A partir deste ano, projeto ministra aulas para adolescentes com idade até 20 anos. Inscrições já podem ser feitas gratuitamente na sede da instituição.

 

Formar tem capacidade para atender 150 alunos de instrumentos

 

O Instituto Formar abre oportunidades para adolescentes com idade entre 12 e 18 anos para integrarem a Banda Musical João Romeu Pitolli. Com tradição de 45 anos, o projeto tem como objetivo continuar a promover assistência social, por meio da socioeducação para adolescentes e jovens da comunidade de Piracicaba.

As inscrições gratuitas já estão abertas e, a partir deste ano, passam a ser continuadas, ou seja, os candidatos poderão se inscrever de janeiro a novembro. As mudanças podem ser constatadas nos critérios de admissão, com ampliação para que os adolescentes de 12 a 18 anos ingressem e participem até os 20 anos; e as aulas também passam a ser ministradas nos períodos da manhã e tarde.

Os interessados passarão por quatro fases. Na primeira, o candidato deve preencher a ficha de intenção na recepção do Instituto Formar. Em seguida, será agendada entrevista do candidato acompanhado pelo responsável com o coordenador de projetos Culturais, Mauricio Ribeiro. O teste de aptidão musical será aplicado ao adolescente na terceira fase e, na última etapa, será realizada entrevista para avaliação socioeconômica da família.

O coordenador de Projetos Culturais do Formar, Mauricio Ribeiro explica que para ingressar no projeto, não é necessário saber tocar instrumentos, “Uma porcentagem muito pequena de candidatos vem sabendo algum instrumento, e os alunos fazem uma opção de acordo com a linha de percepção dos maestros, com orientação dentro dos critérios técnicos, de inclinação, aptidão e familiaridade com os instrumentos”.

 

A Banda Musical é composta por quatro professores e maestros que ministram aulas de bateria, bumbo, surdo, caixa, pandeiro, saxofone, clarineta, flauta transversal, trombone, bombardino, tuba, saxofone, trompete, souzafone e ainda participam das aulas de teoria musical. A partir deste ano, os componentes da banda também poderão ter aulas de violão, cavaquinho e bandolim, doados ao Instituto Formar pelo Projeto Doe um Violão para o João, da Ong Pira 21.

 

Novos desafios

 

Para 2015, Ribeiro ressalta que os próximos desafios envolvem novos integrantes, repertório diversificado e a criação do Grupo de Cordas.

 

De acordo com Mauricio Ribeiro, atualmente, a Banda Musical tem estrutura sistematizada com capacidade de aulas para 150 alunos e o trabalho alinhado com as orientações psicológicas, pedagógicas e de assistência sociais disponibilizadas pela entidade.

 

 

Serviço:

Projeto Banda Musical Formar

Instituto Formar

Inscrições: A partir de 6 de janeiro (O candidato ou responsável deve retirar senha pessoalmente para posterior agendamento)

Dia/ Horário: 8h30 às 16h30 (segunda a sexta-feira, exceto feriados)

Local: Sede do Instituto Formar – rua Gonçalves Dias, nº 721, bairro Piracicamirim em Piracicaba/SP.

Informações: (19) 3437.8888

 

Foto: Juliano Franco

 

 

 

Website Instituto Formar: www.institutoformar.org

Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881)

Telefone: (19) 3402-5573

E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment