Instituto Formar promove palestra em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

Na tarde de 5 de junho, o Instituto Formar realizou o Café Filosófico com o tema “Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU”, ministrada pelo gestor ambiental, mestre especialista em políticas públicas ambientais e presidente do Instituto Agir Ambiental, Rafael Jó Girão.

Os itens apresentados por Rafael, foram lançados pela Organização das Nações Unidas, em janeiro de 2016 e ficam em vigor até 2030. São 17 objetivos sustentáveis que buscam promover mudanças no comportamento do ser humano na relação com o meio ambiente, para sobreviver e promover uma vida com mais qualidade. “Só através de conversa e apontamentos reais é possível criar melhores soluções e conseguir avançar”, afirma.

Rafael conta que a palestra foi planejada exclusivamente para os aprendizes nesse dia de comemoração do meio ambiente. “Sustentabilidade sempre foi trabalhado pelo Formar. O tema de hoje foi escolhido por ser atual, relevante e interessante para os jovens, pois está próximo da realidade deles e envolvido no dia a dia de cada um. É importante eles já irem se familiarizando para também poder ampliar a divulgação e apresentar ideias nas empresas ou comunidades que convivem”, conta Girão, que também foi professor de participação social e sustentabilidade, no Instituto até o ano de 2016.

Utilizando um exemplo já exercido pelo Formar, que é a substituição dos copos plásticos por canecas, pois podem ser utilizadas mais de uma vez. Girão apontou a importância do objetivo de número 11, que envolve cidades e comunidades sustentáveis. Através dele apresentou 5 metas relacionadas a vestígios, habitação, transporte, diminuição de mortes em castrófes ambientais e áreas de risco, além de tornar os locais públicos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Após a palestra, os jovens desenvolveram uma simulação de mini oficina de projetos, onde identificaram um problema relacionado a uma das metas apresentadas acima e propuseram soluções (local, ações, causas, prazos, parceiros e materiais necessários).

A aprendiz Larissa Fernanda Angeleto, 17 anos, sempre muito atenta e participativa afirmou que “conhecimento e informação é poder, somente quando você sabe das coisas você pode tentar ajudar e mudar a realidade”.

Para finalizar, Girão afirma que todos os 17 objeivos estão interligados e precisam ser trabalhados em conjunto. “Vocês já sabem de muita coisa que acontece na cidade e região, quando vocês se juntam isso se potencializa e torna mais forte a ideia de vocês. Pois provoca e estimula ações”, conclui.

 

Cobertura de fotos: https://www.flickr.com/photos/101916412@N07/albums/72157669836223208

Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881)

Telefone: (19) 2534-9503

E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br

 

 

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment