Instituto Formar publica Edital de processo seletivo

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO/2014
 
O Instituto Formar de Aprendizagem Profissional torna pública a abertura de inscrições para continuar a promover assistência social, por meio da integração ao mundo do trabalho, para adolescentes e jovens da comunidade de Piracicaba em situação de vulnerabilidade social e dificuldade de acesso a bens e serviços, independentemente de contraprestação do usuário. Este processo seletivo classificará 250 adolescentes e estará composto pelas seguintes etapas eliminatórias:
 
1) Agendamento
2) Cadastramento e Avaliação Socioeconômica
3) Dinâmica de Grupo e Redação
 
I – Critérios gerais para participação no processo seletivo:
 
O(a) candidato(a) deve:
 
a) ter nascido no ano de 1998;
b) estar matriculado(a) e freqüentando o ensino regular a partir do 9º ano do ensino fundamental da rede pública, ou rede particular com no mínimo 50% de bolsa de estudo;
c) estar ciente que se aprovado(a) deverá comprovar que preenche todos os requisitos exigidos pelo processo, constantes no presente Edital, sob pena de perda do direito à vaga.
 
II – Das etapas eliminatórias:
 
1) Agendamento
 
As inscrições ocorrerão, exclusivamente, por cadastramento agendado. Os agendamentos serão realizados mediante distribuição de senhas no período de 22 de julho a 06 de setembro de 2013 no horário das 08:30h às 16:30h, exceto aos sábados, domingos e feriados, na sede do Instituto, situada a rua Gonçalves Dias, nº 721, Bairro Piracicamirim – Piracicaba.
 
Critérios para retirada de senha:
a) Apenas o(a) próprio(a) candidato(a) ou seu responsável legal podem retirar a senha;
b) Para retirada de senha não é necessária apresentação de nenhum documento, apenas nome completo do(a) candidato(a).
c) Ao retirar senha para participar do Processo Seletivo o(a) candidato(a) e seu responsável legal declaram ter ciência do presente Edital, aceitam os critérios estabelecidos e se comprometem a criar condições favoráveis para o bom andamento do processo.
 
2) Cadastramento e Avaliação Socioeconômica
 
Na data e horário agendado o responsável legal, acompanhado do(a) candidato(a), deverá estar presente à sede do Instituto, situada a rua Gonçalves Dias, nº 721, Bairro Piracicamirim – Piracicaba, portando os seguintes documentos originais:
a) Documento de identidade (RG ou RG Escolar) ou protocolo e CPF (ou protocolo) do(a) adolescente;
b) Documento de identidade (RG) e CPF do responsável legal. Caso o responsável não seja o genitor, o mesmo deverá apresentar documento da guarda do(a) adolescente;
c) Comprovante de residência emitido há no máximo 90 dias – conta de energia elétrica, água e esgoto ou telefone – em nome do responsável legal;
d) Apresentar Boletim Escolar do(a) candidato(a) referente aos dois primeiros bimestres do ano de 2013 e Declaração de Matrícula atualizada;
e) Comprovantes de despesas da residência e de todos os membros do núcleo familiar;
f) Comprovantes de rendas de todos os membros do núcleo familiar;
g) Documentos que comprovem a posse de bens (casa, carro, moto, etc) por qualquer um dos membros do núcleo familiar;
h) CPF e RG de todos que residem na casa.
 
Nesta etapa, além do cadastramento, será realizada entrevista e análise socioeconômica cujo objetivo será de classificar o(a) candidato(a) de acordo com a situação de vulnerabilidade social e dificuldade de acesso a bens e serviços. Recomenda-se que o responsável legal e o(a) candidato(a) cheguem à sede do Instituto com antecedência de pelo menos 10 minutos, pois não serão admitidos atrasos. A divulgação dos(as) aprovados(as) nesta etapa será feita, exclusivamente, em mural fixado na sede do Instituto, situada a rua Gonçalves Dias, nº 721, Bairro Piracicamirim – Piracicaba e estará disponível para conhecimento geral nos dias 30 de setembro, 01,02,03 e 04 de outubro de 2013 no horário das 08:30h às 16:30h. É de responsabilidade do(a) candidato(a) aprovado(a) nesta etapa a retirada de protocolo com informações para a próxima fase, na recepção do Instituto no mesmo período/horário ao da divulgação destes resultados.
 
3) Dinâmica de grupo e Redação
 
O(a) candidato(a) aprovado na etapa anterior deverá se apresentar no dia e horário informado por escrito para participar da Dinâmica de grupo com acompanhamento de profissional habilitado e desenvolver uma Redação, dentro dos critérios a serem informados. A divulgação dos(as) aprovados(as) nesta etapa será feita, exclusivamente, em mural fixado na sede do Instituto, situada a rua Gonçalves Dias, nº 721, Bairro Piracicamirim – Piracicaba e estará disponível para conhecimento geral nos dias 28, 29, 30 e 31 de outubro,de 2013 no horário das 08:30h às 16:30h. É de responsabilidade do(a) candidato(a) aprovado(a) nesta etapa a retirada de protocolo com informações para a próxima fase, na recepção do Instituto no mesmo período/horário ao da divulgação destes resultados.
 
III – Das Disposições Gerais:
 
A inscrição implica na aceitação, por parte do(a) candidato(a) e seu responsável legal de todas as normas e condições do Processo Seletivo e de todos os princípios, valores, regulamentos e estatuto do Instituto Formar. O Instituto se reserva ao direito de não apresentar as folhas de redação após a correção aos candidatos ou a pedido destes, sob nenhuma hipótese, devido ao grande número de inscritos. A inexatidão das informações ou a constatação, mesmo posterior, de irregularidade em documentos, eliminarão o(a) candidato(a) do Processo Seletivo. Os(as) candidatos(as) deverão ater-se a todas as datas de divulgações e seus locais, evitando possíveis transtornos. Os(as) aprovados(as) serão distribuídos(as) em cinco (5) turmas, sendo que o ingresso destes será determinado pelo mês de aniversário. Os casos omissos a este Edital, serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo.
 
Piracicaba, 22 de julho de 2013. José Sérgio De Fávari Presidente

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment