Instituto Formar realiza a exposição No Trilho dos Sonhos

Entre os dias 9 e 30 de agosto, o Instituto Formar realiza a exposição “No Trilho dos Sonhos”, composta por miniaturas de vagões e locomotivas. A abertura será na próxima sexta-feira, dia 9, às 8h30 na sede da instituição.

 

As peças da exposição fazem parte do acervo do  colaborador da instituição, o auxiliar de manutenção Gilberto Pardo, de 53 anos, que vai expor cerca de 40 peças.

 

Ainda criança, aos 12 anos de idade, Gilberto foi engraxate dentro da Estação Ferroviária Sorocabana, que ficava onde hoje é o edifício administrativo do Terminal Central de Integração. Nessa época, surgiu o interesse por esse universo. “Eu engraxava sapato das pessoas que saíam dos vagões e comecei a observar o funcionamento da estação. Fui criando paixão pelo tema e ao 19 anos comecei a comprar as miniaturas”, conta.

 

O processo de criação do artesão sobre as peças adquiridas por ele começa pela personalização dos pequenos veículos, fazendo a tintura e usando materiais como jornal, isopor, bucha de banho e pó de serra. A ideia é que os trabalhos fiquem o mais parecido possível com os protótipos que ele observava na estação ferroviária.

 

Contudo, o auxiliar de manutenção deixa claro que a personalização dos pequenos veículos é apenas um hobby pelo qual ele tem muito amor. Por isso, ele não pretende comercializar as miniaturas de vagões da Fepasa, Raizen, Shell, Petrobrás, Refsa, Ferronorte, Petrofértil, etc.

 

O coordenador de projetos culturais do Instituto Formar, Mauricio Ribeiro, externa a satisfação da equipe com a montagem da exposição. “Gilberto é um companheiro de trabalho muito querido, amigo de todos, pai de um ex-aprendiz e com uma história de vida que muito nos sensibiliza. Conhecer esse lado colecionador dele, e com base em um sonho de infância, é um estímulo para os nossos jovens e adolescentes”, destaca.

 

O público pode conferir gratuitamente a exposição no hall do Instituto Formar, de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30, exceto em feriados.

 

 

Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881)

Telefone: (19) 2534-9503 / 99706-7630

E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br

 

 

 

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment