Instituto Formar será homenageado pela Câmara

Criado em 21 de abril de 1966 como Guarda Mirim de Piracicaba na gestão do então prefeito Luciano Guidotti, através da Lei 1.161 de dezembro de 1962 de autoria do ex- vereador Rubens Leite do Canto Braga, o Instituto Formar de Aprendizagem Profissional receberá Voto de Congratulações da Câmara, que será concedido à nova diretoria. A iniciativa é do vereador Pedro Kawai (PSDB) e foi aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira (8).
O Instituto Formar oferece aos adolescentes atendidos assistência integral, além de acompanhamento pedagógico, psicológico, alimentação, projetos culturais e a oportunidade de participarem do programa socioeducativo profissionalizante na área administrativa com grade curricular validada pelo Ministério do Trabalho.
Em sua origem, atendia cerca de 15 adolescentes do sexo masculino, que desenvolviam atividades como instrução de ordem unida, disciplina e trânsito. Os jovens eram selecionados através do rendimento escolar e de critérios socioeconômicos. Em setembro de 1966 o número de adolescentes atendidos aumentou para no mínimo 30, com idades entre 12 e 14 anos.
Os adolescentes selecionados também desenvolviam a função de Auxiliar de Trânsito. Em 1970, iniciaram as aulas de teoria musical, que deram origem a banda “João Romeu Pitolli”, da Guarda Mirim. Já em 1972, a entidade ampliou o atendimento para jovens de até 17 anos para aqueles que gostariam de seguir nos estudos. Foi o primeiro passo para tornar o Instituto profissionalizante.
A Guarda Mirim foi crescendo até que em 1973 foi criado o “Dia do Guarda Mirim”, celebrado todo dia 12 de outubro em Piracicaba. Outro marco da entidade foi a criação, em 1977, do Departamento Feminino.
Em 2011 foi inaugurada a sede própria da Associação Guarda Mirim Municipal de Piracicaba, situada a Rua Gonçalves Dias, nº 721, bairro Piracicamirim, o “Edifício Capitão PM Frederico Ciappina Neto”, como foi denominada a nova sede, acolheu os setores administrativos, de atendimentos, banda musical e salas de aulas, ficando em prédios distintos ainda o restaurante, a confecção de uniformes e parte do arquivo.
A nova diretoria, que será homenageada, é composta pelo presidente José Sérgio De Fávari, além do vice-presidente Rubens Leite do Canto Braga, do secretário geral Francis Mike Quiles, da secretária geral adjunta Nancy Aparecida Ferruzzi Thame, do diretor financeiro Paulo Sérgio Spolidório e do diretor financeiro adjunto Bruno Prata.

Fonte: Site da Câmara dos Vereadores de Piracicaba

 

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment