Instituto Formar tem participação em Frente Parlamentar

Terça-feira (12/06) entrará para a história das Entidades de Promoções de Integração ao Mercado de Trabalho, pois foi lançada uma Frente Parlamentar de Apoio a essas entidades sob a coordenação do deputado João Dado (PDT-SP), e terá cinco vice-coordenadores: a Deputada Cida Borghetti – PP/PR, o Deputado Dr. Ubiali – PSB/SP, o Deputado Carlos Magno – PP/RO, o Deputado Antônio Carlos Mendes Thame – PSDB/SP e o Deputado Arnaldo Faria de Sá – PTB/SP; o Presidente da Febraeda, Dr. Paulo Hadich atuará como secretário. Nas palavras do deputado João Dado: “Nossa intenção é a promoção social, o exercício da cidadania plena e a autonomia da população em situação de vulnerabilidade”, com o foco voltado as entidades que ofertarem cursos de qualificação para jovens, preparando-os para o mercado de trabalho.

      Dentre os presentes, representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, da Federação Brasileira de Associações Socioeducacionais de Adolescente (FEBRAEDA) e Diversos Diretores, Técnicos e aprendizes ligados a Federação. O Dr. Flávio Costa aproveitou para esclarecer que: “Nosso propósito é atender jovens que estão fora do sistema que formam o setor produtivo (Sesc, Sesi, Senai, Sebrae, entre outros), assim como os desassistidos pelo poder público, que não tenham nenhum tipo de assistência”. Um fato relevante é que nos mais de 40 anos de existência, as entidades que integram a FEBRAEDA já assistiram cerca de 400 mil jovens.
       Um dos primeiros trabalhos da Frente será um debate técnico com os Ministros do Trabalho e o do Desenvolvimento Social para tratar das entidades sociais. O objetivo é envolver a todos nesse projeto, porque “a inserção do jovem não é assunto a ser tratado somente no âmbito do MTE, mas também do MDS, do MEC e do Ministério da Saúde. Portanto, a Frente contribuirá para o entendimento do interesse público no campo de inserção do jovem aprendiz no campo do trabalho”.
       O Deputado Mendes Thame (PSDB) mencionou da importância na valorização das entidades que fazem o trabalho de inclusão social, destacando a valorização das pessoas que se dedicam ao trabalho voluntário: são os dirigentes destas instituições, que deixam seus afazeres, doando o que mais tem de precioso, que é o seu tempo, para se dedicar aos que mais precisam. Também acredita no esforço conjunto com o Ministério do Trabalho e Emprego, que consolidada nesta Frente e com a representatividade que tem a Febraeda, bons resultados virão.     De acordo com o presidente da FEBRAEDA, com esse apoio a Federação implementará uma política de controle social, para orientar as entidades filiadas, que hoje somam mais de 60 e atuam há décadas de forma séria e organizada no atendimento social a cerca de 45 mil jovens, adolescentes e seus familiares. Todas essas instituições são lideradas por diretorias voluntárias formadas, em sua maioria, por membros de clubes de serviços como Rotary, Lions e outras organizações fundamentadas no espírito “do servir”. Com isso, as entidades ganham força para gerar mudanças sociais e garantir a atuação das entidades que integram o jovem ao mercado de trabalho no âmbito da assistência social. Essa inserção é um projeto a longo prazo, deve ser assistida e requer uma seleção, preparação e formação do jovem, de forma orientada, buscamos ampliar o número dos assistidos”, conclui Dr. Paulo Hadich.     Ao término, o deputado João Dado disse que será através dos Ministérios do Trabalho é que a Frente poderá reunir o maior número de integrantes para que, a partir de um levantamento de informações, o grupo de trabalho possa elaborar normas que sejam precisas para o cumprimento do interesse público.

 

Confira nossa galeria de fotos abaixo:

 

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment