Outubro Rosa: aprendizes vão às ruas conscientizar população

Na sexta, dia 28, o Instituto Formar realizou ações junto à população para divulgar a importância da prevenção ao câncer de mama.
 
A atividade é parte da programação Outubro Rosa, tema debatido em sala de aula na disciplina Ética e Responsabilidade Social. Os aprendizes passaram o dia em pontos estratégicos da cidade como a Área de Lazer e o Terminal do Piracicamirim, Cooperativa de Consumo (Coop), Praça José Bonifácio e Terminal Central de Integração.
 
Com conhecimento sobre o câncer de mama adquiridos nas aulas e em pesquisas, os jovens se tornaram agentes portadores de informação. “Nesta atividade, nosso papel é o de ajudar a conscientizar a sociedade sobre a importância dos exames periódicos”.
 
O jovem Fabricio Lambstein Mariano, de 17 anos, participa pela primeira vez dessa atividade e acredita que pode ajudar muita gente. “Minha maior surpresa foi descobrir que  homens também podem ter câncer de mama e quero passar essa importante informação adiante”, disse.
 
O câncer de mama é, provavelmente o mais temido pelas mulheres devido a sua alta frequência e por suas repercussões psicológicas. 
 
Prevenção
 
A prevenção do câncer de mama não é totalmente possível em função da multiplicidade de fatores relacionados ao surgimento da doença e ao fato de vários deles não serem modificáveis. De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles considerados  modificáveis.
 
Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, através da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.
 
Com informações: Portal Inca 
 
 
Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881) 
Telefone: (19) 3402-5573 
E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment