Passeata contra abuso de crianças reúne 300 pessoas

Cerca de 300 pessoas, entre crianças, jovens e integrantes de projetos sociais da cidade participaram, na manhã de sábado (23/05), de passeata no centro de Piracicaba.
 
A ação fechou a programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio e realizada pela Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social).
 
A passeata teve início em frente ao Mercado municipal e seguiu, pela rua Governador Pedro de Toledo, até a praça José Bonifácio.
 
Participaram integrantes do Instituto Formar, Case (Centro de Atendimento Socioeducativo); o grupo Porto Maracatu, que levou música ao trajeto; Conselho Tutelar; Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Ação Jovem e Projeto.
 
“Realizamos a passeata desde 2013 e é uma forma de conscientizar a população a como proteger crianças e adolescentes dos abusos e a fazer denúncias”, disse a secretária Eliete Nunes.
 
As denúncias devem ser feitas pelo Disque 100 ou 181. O conselheiro Fernando de Paula Gomes disse que a situação de abuso na cidade é preocupante. “Às vezes, a pessoa tem vergonha de denunciar ou desconhecimento sobre como proceder”, disse.
 
A também conselheira Darlene de Lurdes Pessoa, disse que é importante que, assim como a denúncia, seja registrado Boletim de Ocorrência, para que também o caso possa ser encaminhado ao Conselho. “Se o número de denúncias aumenta, significa que a eficiência do trabalho realizado está se ampliando”, afirmou.
 
A orientadora de jovens do Cras Vila Sônia, Erivânia Ribeiro, vê a passeata como uma oportunidade de o jovem “se manifestar” a respeito do tema. Para a educanda do Case Jardim Itapuã, Ana Clara Fernandes, 11, o ato serve para que a pessoa “saiba mais” a respeito dos direitos da criança e adolescentes. “Ter consciência que não pode abusar”, disse.
 
Fonte: Jornal de Piracicaba

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment