Pesquisador da Oji Papéis iniciou carreira no Instituto Formar

Nascido em Piracicaba numa família de seis filhos, o Assistente de Pesquisa e Desenvolvimento, Fábio Lombardi, atua na Oji Papéis desde 1985, portanto há 28 anos.
Lombardi conta que quando criança, a vida era difícil e numa família com muitos irmãos e a baixa condição financeira, o fez trabalhar desde muito cedo. “Com oito anos de idade comecei a pensar em trabalhar e sai vendendo coxinha, sorvete e, pouco depois ajudava meu tio numa oficina mecânica”, contou.
Na oficina, Lombardi percebeu que não gostava de mecânica e sim, dos serviços administrativos que realizava na oficina, “Eu queria trabalhar em banco, o ambiente me chamava a atenção e, foi nesse momento que eu conheci o Instituto Formar”, disse.
No Instituto Formar, Fábio Lombardi ingressou aos 13 anos em 1983 e formou-se em 1985. Seu primeiro emprego foi Prefeitura de Piracicaba e, em sua segunda oportunidade ingressou na Indústria de Papel Piracicaba – Grupo Simão, que depois tornou-se Votorantim, Fíbria e atualmente Oji Papéis.
A primeira função do ex-aprendiz no Grupo Simão foi como apoio na área de Relações Públicas, “nesse tempo eu criei o mural com as principais notícias dos jornais e, esse trabalho existe até os dias de hoje”, lembra.
Desde aquela época, Fábio Lombardi já tinha interesse pelos laboratórios da fábrica. Aos 16 anos, ele passou a trabalhar como Office-boy e atendia toda a empresa onde, entre outras funções, desempenhava o papel de levar e trazer os malotes para os departamentos. Na empresa exerceu a função de controlador de pesagem dos caminhões na balança.
Seu interesse pelas pesquisas de laboratório o levaram a fazer o curso técnico em Química e, antes mesmo da matrícula, Lombardi aproveitou a oportunidade e conquistou a vaga de estagiário no Laboratório de Análises de Matérias-primas. Foi nesse momento que a carreira na área de Pesquisa e Desenvolvimento tomou um rumo dentro da empresa Oji Papéis.
Sempre de olho no futuro e em sua carreira profissional, Fábio Lombardi deu um novo e importante passo em 1997, quando finalmente conseguiu ingressar no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento, onde atua como Assistente 3 – o segundo mais alto cargo na hierarquia do departamento.
Graduado em Química Industrial e pós-graduado em Celulose e Papel, Lombardi reconhece que foi no Instituto Formar que as oportunidades surgiram e, que o fundamental para uma carreira de sucesso aprendeu na entidade: a disciplina. “O Instituto Formar tem um valor muito grande para mim”, declarou.
Para os atuais aprendizes, Lombardi aconselha que todos se dediquem aos estudos e ao trabalho. “É importante saber o que quer, ter responsabilidade e sempre fazer o trabalho bem feito, seja ele qual for”, completa.


Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881)
Telefone: (19) 3402-5573
E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment