PJ-MAIS chega a Piracicaba com ações em escola e Horto de Tupi

O PJ-MAIS (Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social) já entrou em ação neste segundo semestre em Piracicaba.
 
O projeto é realizado em parceria com a Escola Estadual Pedro de Mello no distrito de Tupi, em Piracicaba – que receberá esse programa para jovens, que vem sendo desenvolvido há 20 anos pela Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, fruto de uma parceria entre o Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental e o Instituto Florestal.
 
No dia 29 de julho deste ano, a equipe do PJ-MAIS apresentou o programa aos professores da escola Pedro de Mello, os quais conferiram os detalhes do programa que objetiva contribuir para a formação integral de jovens do Ensino Médio, com destaque na educação ecoprofissional, visando à transição para sociedades sustentáveis, ao desenvolvimento local, à cooperação e ao protagonismo e autonomia juvenis. “Nesse dia, dilogamos com os professores sobre o projeto e estes deram sugestões que vão colaborar na elaboração do planejamento e ajustes do projeto, pois o apoio de todos da escola é fundamental para que o projeto avance e possamos construir um núcleo do PJ-MAIS na Estação Experimental de Tupi”, disse Maria Luísa Bonazzi Palmieri, coordenadora do projeto e responsável pela Estação Experimental de Tupi (conhecida como “Horto de Tupi”) do Instituto Florestal da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
 
De acordo com a coordenadora do PJ-MAIS, Maria Luísa, o projeto terá quatro módulos semestrais, com duração de dois anos. “Neste formato haverá oficinas Produção e Manejo Agrícola e Florestal Sustentável, Turismo Sustentável e Consumo, Resíduos e Arte””, explicou. A partir do segundo módulo da formação, os participantes passam a ser monitores dos jovens iniciantes. Este projeto será realizado com 25 jovens, do 1° e 2° ano do Ensino Médio, três dias por semana, das 13h30 às 17 horas. 
 
O projeto busca também entender o universo dos estudantes daquela comunidade, como afirmou Bruno Fernandes, do Laboratório de Educação e Política Ambiental – Oca. "Ter a oportunidade do diálogo com os jovens e compreender suas reais demandas na busca de uma formação vocacional fez com que a atividade tivesse uma sinergia muito interessante, como vem sendo todo o processo de construção coletiva em um grupo que possui uma identidade muito forte." 
 
Já o gerente administrativo do Instituto Formar acredita que a educação ambiental aliada à profissionalização é um mecanismo de mudança de vida para muitos jovens. “O Instituto Formar apoia essa iniciativa pois, através das atividades, aulas e oficinas ministradas por uma equipe altamente capacitada é, sem dúvidas, uma importante oportunidade de transformação social”, disse.
 
Outra ação, realizada no dia 12 de agosto, reuniu cerca de 240 jovens do 9º ao 3º ano da escola do bairro Tupi. Na oportunidade, os estudantes foram estimulados à reflexão sobre o projeto e as formas de participação. “A educação ambiental deve estar presente dentro de todos os níveis educacionais, com o objetivo de desenvolver projetos ambientais e trabalhar com conceitos e conhecimentos voltados para a preservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais", disse o diretor da Escola Estadual Pedro de Mello, Thiago Franco. Para ele o PJ-Mais vai fortalecer a comunidade e trará oportunidades diferenciadas para os alunos, considerando que a escola está localizada num bairro afastado de Piracicaba.
 
Para a estudante do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Pedro de Mello e estagiária da Estação Experimental de Tupi, Natália Spott, a inserção do projeto na comunidade pode mudar o cotidiano tanto dos alunos, quanto dos moradores de Tupi."Acredito que esse projeto é importante não só para os alunos como para todo o distrito porque vai mudar a forma de muitos alunos pensarem e vão transformar o lugar onde eles vivem, passando esse aprendizado para outras pessoas".
 
Envolver a comunidade de Tupi também é uma das metas do PJ-MAIS. “No mês passado nos reunimos com mais de 40 moradores do bairro,mostramos o projeto que é voltado para os jovens, pois a participação da comunidade é imprescindível para conseguirmos resultados efetivos”, disse a coordenadora.
 
O núcleo de Tupi asssociado ao PJ-MAIS é uma realização da união de parcerias entre o Instituto Florestal, Instituto Formar, Instituto Auá de Empeendedorismo Socioambiental, Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Iandé – Educação e Sustentabilidade, OSCIP Pira 21, Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental, Maestrello Consultoria Linguística, ESALQ/USP (Laboratório de Educação e Política Ambiental – OCA, Programa Ponte, Grupo de Pesquisa em Mineralogia de Solo- GPEMSO e USP Recicla), Instituto Ambiente Total,  Escola Estadual Pedro de Melo, Associação dos Moradores do Distrito de Tupi), Permearte; Tupi Futebol Clube, Cooperativa Reciclador Solidário, Casa do Hip Hop Piracicaba, Conectividades e Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo.
 
Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881) 
Telefone: (19) 3402-5573 
E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br
 

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment