Por que a Guarda Mirim mudou para Formar?

A Guarda Mirim existe há mais de 40 anos como uma instituição amada e admirada pela sociedade e por centenas de jovens que tiveram a oportunidade de receber seu apoio educacional e profissional. Nessas quatro décadas, a sociedade evoluiu e os setores dedicados à educação e ao desenvolvimento da cidadania começaram a abrir mais espaço para o cuidado e a atenção com nossas crianças, adolescentes e jovens. E a nossa Guarda Mirim continuou a se destacar como importante lugar de apoio e desenvolvimento de ações socioeducativas e a formação profissional dessa juventude.

Mas, a partir do momento em que a atenção da sociedade ficou mais intensa sobre as escolas e entidades, muitos problemas começaram a aparecer em diversas regiões do país. Diante da nova realidade, até as instituições sérias e dedicadas começaram a sofrer por serem identificados com organizações que, de semelhante, só tinham o nome. Na verdade, muitas instituições atuavam de forma ineficiente ou com desvios de natureza pedagógica e outras até com práticas condenáveis como a exploração do trabalho juvenil.

Depois de muitos estudos e consultas aos gestores da entidade, a solução encontrada pela Guarda Mirim de Piracicaba, além da adaptação do estatuto e da transformação de suas práticas pedagógicas, foi a busca de um novo posicionamento traduzido através de uma nova marca, um novo nome. Por enxergar o adolescente de forma holística, cuidar da educação cidadã e inclusiva e preparar seus aprendizes para a vida e buscar constantemente ser uma entidade referência em aprendizagem profissional, considerando sua finalidade social, a escolha mais adequada para representar esse novo caminho foi Instituto Formar de Aprendizagem Profissional.

A Guarda Mirim tem uma trajetória muito importante para milhares de pessoas e para a nossa sociedade e sua história é insubstituível. Não queremos destruir o passado. Queremos continuar fazendo parte do presente e do futuro de crianças, adolescentes e jovens que buscam formação cidadã e oportunidade de inserção e crescimento profissional.

 

Veja mais em:

 

   

 

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment